Endometriose e o Sistema Imunológico
Endometriose e o Sistema Imunológico – Por Larissa Vieira
Estudos recentes mostraram que mulheres que sofrem com a endometriose têm marcadores genéticos semelhantes a pacientes com doenças autoimunes.
E o que isso quer dizer? Embora a gente saiba que a endometriose não é uma doença autoimune, seu tratamento pode ser mais eficaz com um sistema imunológico fortalecido.
Isso porque algumas desordens imunológicas podem aumentar a inflamação sistêmica do organismo, contribuindo para o aumento da extensão e da gravidade das lesões de endometriose.
Com base nesse contexto, é muito importante seguir um estilo de vida saudável, com todos aqueles hábitos que debatemos aqui: sono de boa qualidade por pelo menos 8 horas, um bom manejo do estresse, exercício físico regular e, claro, uma boa alimentação.
Como eu sempre falo aqui, não existe alimento milagroso para a endometriose – ou qualquer outra doença. Alimentação é contexto, por isso é tão importante uma dieta rica em verduras, legumes e frutas, com boas fontes de proteína e gordura, priorizando sempre alimentos anti-inflamatórios e evitando os ultraprocessados.
Se você tem dificuldade em seguir uma dieta saudável, entre em contato e marque uma consulta. Eu posso te ajudar a elaborar uma estratégia individualizada, que contemple suas necessidades!
Seja o primeiro a comentar!