Endometriose e o Sistema Imunológico

Endometriose Genética – Estudos recentes mostraram que mulheres que sofrem com a endometriose têm marcadores genéticos semelhantes a pacientes com doenças autoimunes.

E o que isso quer dizer? Embora a gente saiba que a endometriose não é uma doença autoimune, seu tratamento pode ser mais eficaz com um sistema imunológico fortalecido.

Isso porque algumas desordens imunológicas podem aumentar a inflamação sistêmica do organismo, contribuindo para o aumento da extensão e da gravidade das lesões de endometriose.

Com base nesse contexto, é muito importante seguir um estilo de vida saudável, com todos aqueles hábitos que debatemos aqui: sono de boa qualidade por pelo menos 8 horas, um bom manejo do estresse, exercício físico regular e, claro, uma boa alimentação.

Como eu sempre falo aqui, não existe alimento milagroso para a endometriose – ou qualquer outra doença. Alimentação é contexto, por isso é tão importante uma dieta rica em verduras, legumes e frutas, com boas fontes de proteína e gordura, priorizando sempre alimentos anti-inflamatórios e evitando os ultraprocessados.

Se você tem dificuldade em seguir uma dieta saudável, entre em contato e marque uma consulta. Eu posso te ajudar a elaborar uma estratégia individualizada, que contemple suas necessidades!

Matéria da Nutricionista Larissa Vieira

Leia Também:

Programa Alimentação e Endometriose – Protocolo 4R

Suco para Portadora da Endometriose

Relação do Intestino e a Dor da Endometriose

Dietoterapia na Endometriose

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!