Aguarde, carregando o site...

Estresse Oxidativo e Câncer

Por Iris Lengruber – Quando respiramos fornecemos a todas as células do nosso corpo oxigênio necessário para produzir energia através de um processo conhecido como metabolismo oxidativo.

Anúncios

No entanto, aproximadamente 5% dos subprodutos formados em diversas etapas desse processo podem ser tóxicos para a célula quando em altas concentrações.

O oxigênio, por exemplo, durante o transporte de elétrons na mitocôndria pode ser reduzido parcialmente gerando espécies reativas de oxigênio (EROs).

Quando ocorre a perda do equilíbrio entre produção e eliminação de EROs, o que é chamado de estresse oxidativo, pode causar o mal funcionamento do sistema de reparo do DNA, contribuindo para o desenvolvimento de doenças, como o câncer.

A célula conta com um arsenal de antioxidantes para a manutenção da homeostasia oxidativa.

Eles fazem parte do sistema de defesa e podem ser produzidos pela própria célula ou obtidos pela dieta (Vitamina C, vitamina E, vitamina A, etc).

A prática de exercícios físicos está relacionada ao aumento e ativação de enzimas antioxidantes, levando à redução dos níveis de EROs.

Já foi mostrado que a prática regular de exercícios físicos pode atuar retardando o envelhecimento e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares!

No entanto, a prática deve ser moderada em quantidade e intensidade, já que os níveis de EROs podem aumentar durante exercícios muito intensos, principalmente quando realizados de maneira não periódica.

A obesidade, que representa um crescente problema de saúde pública, parece ter uma relação mútua com o estresse oxidativo.

Se, por um lado, o aumento de EROs pode ser um pré fator para a obesidade, por outro as citocinas inflamatórias geradas pela própria doença também levam ao aumento de EROs, criando um círculo vicioso.

Os antioxidantes são alvo de estudo terapêutico na prevenção e cura do câncer, apesar de não haver ainda um completo consenso sobre seu uso. Hoje, a orientação é consumir fontes naturais de antioxidantes: COMIDA DE VERDADE! Frutas, legumes, verduras, cereais, grãos…

Leia Também: Chá de Graviola cura Câncer?

*PDN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo