Homens Podem Ter Câncer de Mama?

Homens Podem Ter Câncer de Mama? Por Alice Pinho

Sim! Os homens também podem ter câncer de mama.

‼️Apesar de ser incomum (1% dos casos), a sua incidência tem aumentado entre os homens.

O tipo mais comum é o Câncer de mama receptor hormonal positivo e costuma ser mais agressivo nos homens por falta de um diagnóstico precoce.

Por isso, os homens também precisam se tocar, principalmente se tiverem casos de câncer de mama na família, como por exemplo em mãe e/ou avó, porque podem ter ou mutações no gene BRCA.

Homens que possuem altos níveis de estrogênio, histórico de câncer de próstata, aqueles que fizeram radioterapia em mama ou estão acima de 60 anos precisam estar atentos a qualquer sinal incomum na sua mama.

Os sintomas mais comuns neste caso são:

  • Aparecimento de algum caroço ou inchaço, na maioria das vezes indolor, muitas vezes um caroço perto do mamilo, porque a maioria do tecido mamário dos homens está abaixo dos mamilos. Mas pode também aparecer fora dos mamilos, como por exemplo, nas axilas ;
  • Retração do mamilo ou secreção;
  • Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo.

O Tratamento é igual ao que é feito para mulheres e pode envolver: cirurgia,quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia.

O uso do tamoxifeno continua sendo a terapia endócrina padrão ouro para o câncer de mama em homens, mas outros agentes endócrinos, como inibidores da aromatase e zoladex estão sendo cada vez mais utilizados.

Portanto meus queridos, essa campanha não pertence apenas a nós mulheres, mas também a vocês homens que podem ter câncer de mama, além de terem filhas, esposas e mães.

Marque aqui seus amigos homens para que eles também se toquem!

Leia Também:

Chá de Folha de Graviola Cura Câncer?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!