Licopeno, Tomate em Pó e Performance Esportiva

Por Andreia Naves – O consumo de suplementos para otimizar a recuperação vem ganhando popularidade entre atletas. Neste sentido, o licopeno, carotenóide presente em abundância no tomate, é um composto isolado de uso encorajado na nutrição esportiva para esta finalidade.

Anúncios

A recomendação diária de licopeno é de 30-35mg, o que pode ser atingido com a ingestão de 2 copos de suco de tomate ou através da suplementação em forma de cápsulas ou tabletes.

Por outro lado, o tomate é também rico em polifenóis, ácido ascórbico, alfa-tocoferol e folato, o que sugere que o tomate integral pode ser mais potente que o licopeno isolado contra o estresse oxidativo e danos relacionados.

Um estudo comparou o efeito da suplementação de tomate em pó com a suplementação de licopeno isolada sob a peroxidação lipídica induzida por exercícios extenuantes em uma população masculina bem treinada. Ambas intervenções eram compostas por 30 mg de licopeno.

Quando falamos em peroxidação lipídica, estamos falando de um processo capaz de danificar a estrutura das membranas celulares e outras moléculas compostas por lipídios. Atletas são mais susceptíveis ao dano oxidativo. Por isso, incorporar alimentos e suplementos antioxidantes na rotina dessa população pode aumentar a capacidade de defesa antioxidante e amenizar os deletérios do estresse oxidativo.

Anúncios

O principal achado do estudo foi que, a curto prazo (1 semana), a suplementação de tomate em pó foi mais eficaz do que licopeno isolado na diminuição de biomarcadores de peroxidação lipídica induzida pelo exercício.

Além da combinação de nutrientes ser efetiva, a falta dos demais compostos do tomate no suplemento isolado de licopeno pode explicar a diferença na atividade antioxidante.

GHOLAMI, Farhad et al. Tomato powder is more effective than lycopene to alleviate exercise-induced lipid peroxidation in well-trained male athletes: randomized, double-blinded cross-over study. Journal of the ISSN, v. 18, n. 1, p. 1-7, 2021.

*PDN

Anúncios
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!