Não precisa ter medo do Azeite de Oliva

O azeite de oliva é o produto da extração de frutos de azeitona e é considerado uma das melhores fontes de ácidos graxos e antioxidantes naturais, como compostos fenólicos e tocoferóis.

Anúncios

Os compostos fenólicos dos azeites de oliva extra virgem oferecem diversos benefícios para quem consome, especialmente na prevenção de doença cardíaca coronária, de doenças crônicas, de câncer, inflamação crônica, de derrames e outras doenças degenerativas.

Os polifenóis são os principais compostos responsáveis pela atividade antioxidante.

Esses antioxidantes inibem a reação de auto-oxidação, impedem e interrompem a formação de radicais livres ou interrompendo.

Para você entender melhor sobre esse processo: o radical livre acelera o nosso envelhecimento e os antioxidantes retardam o envelhecimento, ou seja, somos expostos diariamente aos radicais livres pelo estilo de vida: cigarro, álcool, alimentos processados/ultraprocessados, estresse, medicações desnecessárias, entre outros.

Anúncios

E, por isso, devemos nos inundar de alimentos e nutrientes ricos em antioxidantes para proporcionar a tão sonhada longevidade saudável.

Incluir o azeite de oliva na rotina alimentar é muito importante, mas especialmente pelos benefícios que essa gordura proporciona ao organismo. São eles:

• Propriedades anti-inflamatórias;

• Prevenção de doenças cardiovasculares;

• Equilíbrio do colesterol ruim e bom;

Anúncios

• Diminui o risco de diabetes;

• Neuroprotetor e ação na saúde cognitiva;

• Alivia os sintomas da artrite;

• Auxilia a digestão e aumenta a saciedade; e

• Age como um hidratante para peles secas, melhorando a elasticidade e a vitalidade da pele, inclusive existem suplementos maravilhosos que são feitos a partir da Oliveira.

Você já conhecia todos esses benefícios do azeite de oliva? Me conta aqui nos comentários!

E compartilha esse post com aquela amiga que precisa saber disso.

Matéria da nutricionista Heliese

Veja Também:

Será que você pode Cozinhar com Azeite?

Como Consumir o Azeite da Maneira Certa

Qual o Nível Ideal de Colesterol?

5/5 - (1 vote)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!