Ora-Pro-Nóbis é Rica em Ferro?

Aposto que você ja ouviu falar por ai que ora-pro-nóbis cura anemia, né? Hora da verdade!

Anúncios

O trabalho de Barreira et al. (2020) analisou a composição da Pereskia aculeata, vulgo ora-pro-nóbis para os íntimos. Foram encontrados nada mais, nada menos que 13mg de ferro em 100g alimento. Já Takeiti et al. (2009), no seu estudo encontrou 14,18mg de ferro na mesma porção.

Se pararmos para pensar, esse valor é ENORME e semelhante ao que quase 200g de fígado bovino possuem, com seus 11,6g de ferro, sendo ele a fonte mais famosa. Seria este um presente da Mãe Dina para dar um jeito na sua ferritina baixa?

A “pegadinha” está no fato de que essas quantidades se referem ao peso seco, e não na folha in natura. O que isso muda? Tudo.

Comparar diretamente 100g de um alimento in natura com 100g do mesmo alimento na forma de peso seco pode levar a conclusões enganosas, pois 90% do peso da planta é água. Vc tem ideia quantas folhas de ora-pro-nóbis precisamos para ter 100g dela em peso seco, sendo que 90% do peso da planta é água. Estamos falando de um pé de ora-pro-nóbis por dia. Você precisaria aprender a ruminar.

Anúncios

Mas e se eu suplementar?

Se pensarmos nesses 13mg de ferro, você teria que ingerir em média 200 cápsulas por dia para poder ingerir esses 13mg de ferro presentes em 100g do peso seco, já que em média, aquelas cápsulas “maiorzinhas” comportam um volume de 0,5g por cápsula. Um suplemento de ora-pro-nóbis tem em média 0,1mg de ferro por cápsula.

100g de peso seco de couve têm 11,6g de ferro, mas não vejo suplementos de couve em propagandas depois da novela. Enfim, a hipocrisia.

Outro ponto é que o ferro presente na ora-pro-nobis, assim como o encontrado em fontes vegetais, é menos biodisponível do que o ferro presente nos alimentos de origem animal. A absorção do ferro vegetal é geralmente é na na casa de 2 a 10%.

Meu Veredito:

Fonte de ferro, mas não é rica em ferro, mas isso não significa que não gosto da planta. É ótimo alimento, principalmente pelas suas fibras e compostos bioativos. Agora, vender como “mais ferro que um bifinho” é forçar a amizade.

Anúncios

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Veja Também:

Panela de Ferro Cura Anemia?

Panela de Ferro Oval 5 Litros – Dúvidas

Anemia da Inflamação – Entenda

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!