Panela de Ferro Cura Anemia?

A famosa panela de ferro, presente na casa de todas avós, pode ser uma aliada importante quando o assunto é anemia ferropriva ou até mesmo uma baixa reserva de ferro, vulgo uma baixa ferritina. Chega mais!

As panelas de ferro são parceiras na hora de cozinhar, pois podem ajudar a aumentar a ingestão de ferro. Isso mesmo.

Durante o cozimento, pequenas quantidades de ferro são liberadas na forma de ferro ferroso. Embora não seja fácil determinar a quantidade exata de ferro liberada, é importante lembrar que a quantidade é relativamente baixa e pode não ser suficiente para atender às necessidades do seu corpinho. Mas, sem dúvida, ajuda.

Dependendo do que você colocar na panela, pode haver mais ou menos migração de ferro para o seu prato. O tempo de cozimento e o pH da refeição são variáveis importantes. Por exemplo, preparações ácidas e cozidas por períodos mais longos tendem a liberar mais ferro do que preparações de curta duração e/ou de pH alcalino.

Você tem uma panelinha de ferro? É hora de colocá-la para trabalhar. Levando em consideração o que falei no paragrafo anterior, recomento usa-la pra fazer feijão, lentilha, grão-de-bico, carne de panela e até mesmo sopas, caldos e molhos, como o de tomate (clássico).

Ah, e não se esqueça, se você quiser maximizar a liberação de ferro, pode adicionar um pouco de limão ou vinagre na preparação pois esse meio ácido ajuda bastante.

Mas se você está com baixa ferritina, não fique tão empolgado pensando que uma panela de ferro resolverá todos os seus problemas. Ela com certeza ajudará, mas é importante entender a raiz do problema.

Não deixe de buscar a orientação de um bom nutricionista pra te ajudar a colocar ordem na casa.

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Veja Também:

As Melhores Panelas de Ferro para Cozinhar

Ora-Pro-Nóbis é Rica em Ferro?

Colocar prego no feijão ajuda tratar a anemia?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!