Posso Usar Ar Condicionado na Cozinha?

O Informa nº 31 de 2007 – Esclarecimentos sobre a utilização de climatizadores (sistema de aspersão) em áreas de manipulação, armazenamento e comercialização de alimentos.

Anúncios

A Portaria SVS/MS nº. 326, de 30 de julho de 1997, ao dispor sobre a ventilação dos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos, cita que “o estabelecimento deve dispor de uma ventilação adequada de tal forma a evitar o calor excessivo, a condensação de vapor, o acúmulo de poeira, com a finalidade de eliminar o ar contaminado”.

Disposições semelhantes podem ser observadas na RDC Anvisa nº. 275, de 21 de outubro de 2002, em seu anexo II, quando determina que seja verificada a existência de “ventilação e circulação de ar capazes de garantir o conforto térmico e o ambiente livre de fungos, gases, fumaça, pós, partículas em suspensão e condensação de vapores sem causar danos à produção” e na

Resolução – RDC Anvisa nº. 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre regulamento Técnico de Boas Práticas para serviços de alimentação, e determina que “a ventilação deve garantir a renovação do ar e a manutenção do ambiente livre de fungos, gases, fumaça, pós, partículas em suspensão, condensação de vapores dentre outros que possam comprometer a qualidade higiênico-sanitária do alimento”

Anúncios

Então o ar-condicionado ele pode ser utilizado desde que não incida o vento sobre os alimentos e tenha periódica manutenção.

Você tem ar-condicionado nas cozinhas do seu município?

Posso Usar Ar Condicionado na Cozinha?

Matéria da Nutricionista Thamara Alves

Leia Também:

50 Receitas que Agradam o Paladar das Criançcas

Receba Atualizações no Canal do Telegram
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!