Que Horas Tomar suas Vitaminas?

Embora eu já adiante que não é tão simples, pois cada VIT tem seus próprios mecanismos de absorção, podemos classificar as vitaminas em 2 categorias:

VIT Lipossolúveis (solúveis em gordura): VIT A,D, E e K

VIT Hidrossolúveis (solúveis em água). VIT do complexo B e C

As vitaminas lipossolúveis têm uma absorção melhor quando consumidas junto a uma refeição com gordura. Porém, se o suplemento estiver em cápsulas oleosas (softgel) ou nas famosas gotinhas, não precisaria ser junto com a refeição, pois o veículo oleoso já está presente.

Caso contrário, é melhor consumi-las junto a refeições com alguma gordura. Uma colher de chá de azeite já resolve! E pelo fato de serem estocadas com maior facilidade, não precisamos fracionar tanto seu uso, podendo ser usadas uma vez ao dia ou até mesmo uma vez na semana ou mais.

Eu prefiro suplementar diariamente, mas para quem sempre esquece, doses mais altas uma vez na semana, principalmente de VIT A e D, funcionam muito bem.

As vitaminas hidrossolúveis dissolvem em água, portanto não precisam de comida para melhor absorção, embora não seja errado. O complexo B, por exemplo, costuma ser melhor absorvido em doses únicas (1 vez ao dia). Já a VIT C tem muitas peculiaridades.

Prefiro usar junto às refeições principais quando precisamos aumentar a absorção de ferro, assim como quem sofre de ferritina alta não deveria usar nesse horário.

Agora, se você não sofre de nenhuma condição associada ao ferro, prefiro usá-la em doses baixas, algumas vezes ao dia, de 2 a 3x em média, ou uma dose mais alta, na forma de “Liberação lenta”, uma mudança no excipiente que garante uma absorção mais gradual. Das hidrossolúveis, a com maiores peculiaridades quanto a posologia.

Acho que deu para dar uma luz, mas acredite, é um detalhe importante, mas não é um detalhe tão importante quanto muitos pensam. É melhor tomar “fora do horário” do que não tomar.

Matéria da Nutricionista Felipe Rossini

Matérias Relacionadas:

Tabela de Minerais, Vitaminas e Probióticos

Altas Doses de Vitaminas – Tratamento x Riscos

O que são Vitaminas?

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!