Queda de Cabelo e Ferritina Baixa – Veja a Relação

Por Elizabeth Pinheiro – Queda de Cabelo e Ferritina Baixa – Veja a Relação

Mulheres geralmente associam a queda de cabelo à falta de vitaminas e gastam rios de dinheiro em suplementação de balcão de farmácia ou em ampolas para hidratação, Fazem uso de Corticoide no Couro Cabelo, e nada de melhora no problema.

Na clínica, a causa mais comum da queda de cabelos em mulheres é o baixo teor de ferritina, uma proteína que armazena o ferro. Quando o nível de ferritina está baixo (menor que 40 ng/mL), significa que há deficiência de ferro no organismo. Como a ferritina também está presente no folículo piloso, na deficiência de ferro, essa ferritina é removida do folículo para suprir a demanda de ferro para outras funções mais importantes para o organismo.

Sem ferritina/ferro não há formação de hemoglobina e a consequência é a falta de oxigênio para as células que compõem os folículos pilosos. Como o cabelo não constitui um órgão do corpo essencial para nossa sobrevivência, essa é uma das primeiras áreas a ser afetada quando ocorrem deficiências de ferro ou de outros nutrientes.

Essas pacientes normalmente já tomaram diversos multivitamínicos e não houve melhora. Sabe por quê? Simplesmente porque a causa não foi tratada. E um simples exame de sangue (ferritina sérica) poderia revelar a causa e conduzir a um tratamento eficaz, Desintoxicando, Desparasitando e Repondo os Ferro porque alguém está se alimentando dele.

Achou interessante este tema? Você sofre de queda de cabelo? Comenta comigo aqui abaixo!

Leia Também:

Queda de Cabelo na SOP

5 Alimentos para o Cabelo
⠀⠀
Referências:
Br J Dermatol 1990; 123: 187-197.
Clin Endocrinol 1992; 36: 421-427.
J Eur Acad Dermatol Venereol 1999; 13: 65-67.
Clin Exp Dermatol 2002; 27: 396-404.
BMJ 2002; 325: 1176.
J Invest Dermatol 2003; 121: 985-988.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários

  1. BRENDA disse:

    Olá, boa tarde
    A ferritina em 17,9 é preocupante? Já fui a vários médicos, de diversas especialidades, e nenhum deles da nenhuma importância a esse número, embora eu esteja sentindo, além de uma queda de cabelo acentuada e unhas frágeis, fraquezas, tonturas, dificuldade para respirar, falta de apetite, coração acelerado, ansiedade, boa seca, língua lisa e mucosas mais claras do que o normal.

    • Olá Brenda, sim você está com a ferritina baixa e precisa reverter seu caso, até para ter melhoras nos sintomas relatados, vamos direcionar você para nossa equipe de nutricionistas. Em breve irá receber o email.