Relação entre a Saúde Intestinal e a Pele

Por Lidia de Assis – Relação entre a Saúde Intestinal e a Pele – Oláaa, como vocês estão?! Antes de entendermos essa relação, precisamos saber um pouco da nossa microbiota intestinal.
Ela se refere a milhões de microrganismos, como vírus, bactérias e fungos que habitam no nosso Trato Gastrointestinal.

Anúncios

Uma das suas funções está relacionada a participar da produção de enzimas e vitaminas.

Ela tem como função regular a absorção de nutrientes e minerais, além de atuar no controle e proliferação das bactérias patogênicas e no fortalecimento do sistema imunológico.

Alguns fatores podem alterar as suas funções, levando assim um aumento de bactérias patogênicas e diminuição das bactérias boas (Disbiose).

A permeabilidade do nosso intestino é seletiva. Ela absorve as coisas boas e não permite a passagem de bactérias ruins.

Anúncios

Porém, quando há um desequilíbrio (Disbiose) eu tenho aumento da permeabilidade, assim acontece passagem de bactérias patogênicas, levando uma resposta inflamatória no intestino.

Relação:

O cérebro passa uma informação para que você se alimente. Suas escolhas alimentares foram extremamente calóricas, cheia de gorduras e carboidratos.

Se você estiver com desequilíbrio da microbiota, essas substâncias vão chegar na corrente sanguínea praticamente intactas, levando ao processo inflamatório, que ao chegar na derme (camada da pele) irá aumentar a produção de Sebo, causando a Acne.

Para o equilíbrio da microbiota, é necessário oferecer prebióticos e probióticos que podem ser manipulados ou adquiridos em farmácias.

ATENÇÃO: Consulte um profissional para fazer a prescrição de acordo com suas necessidades! Querem saber mais sobre a Acne? Fiquem ligadinhos aqui no meu perfil. Gostou? Já compartilha com os amigos.

Anúncios
Conheça o Guia Completo dos Probióticos
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!