Relação entre Imunidade e Intestino

Relação entre Imunidade e Intestino – Por Marcela Rocha

Anúncios

Quando se fala em imunidade é muito importante pensar como que está a qualidade do intestino, afinal a microbiota intestinal regula vários aspectos do sistema imune inato e adaptativo, nos protegendo de patógenos invasores.

E intestino saudável não é aquele que funciona todos os dias, é bem mais complexo que isso, é necessário uma quantidade boa de bactérias probióticas, vilosidades intactas e uma mucosa intestinal íntegra.

Além disso, o muco protetor, o peristaltismo e enzimas digestivas contribuem para a diminuição da exposição do antígeno, aumentando a proteção desse intestino.

Anúncios

Por isso, pra melhorar imunidade é fundamental cuidar do intestino e aí vão algumas dicas de nutrientes essenciais:

  • Glutamina: tem ação reparadora na mucosa intestinal, estimulando o crescimento das vilosidades intestinais e aumentando a capacidade absorção.
  • Prebióticos: fibras não digeríveis que estimulam o crescimento de boas bactérias.
  • Probióticos: são microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde.
  • Vitamina D, A e C: aumenta cicatrização intestinal e estimula células de defesa.
  • Compostos bioativos presentes nas frutas vermelhas/roxas (“berries”), ECGG do chá verde, própolis, etc: equilibram o sistema imune e reduzem bactérias patogênicas.

Mas, além disso, é importante reduzir os agentes agressores como alimentação inadequada, rica em alimentos processados e industrializados, excesso de glúten, excesso de leite e derivados; uso indiscriminado de antibióticos, laxantes e ant-iinflamatórios; excesso de exposição a toxinas ambientais como contaminantes de embalagens e cosméticos (plástico, alumínio, chumbo etc), presença de fungos e o estresse.

E lembrando que o corpo precisa de carboidrato pra modular sistema imune, ou seja, dieta cetogênica e hiperlipidica podem piorar a imunidade!

Sempre importante avaliar cada caso individualmente.

Costumo dizer aos meus pacientes que nosso organismo é uma cascata, tudo sempre interligado! Pra tratar um sintoma, tem que tratar o organismo! Mente – corpo – espirito!

Anúncios

Leia Também:

Chá antiinflamatório para imunidade

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!