Pular para o conteúdo

Canela no Controle da Inflamação

Bora falar de uma especiaria porreta pau pra toda obra?

O papo hoje é sobre nossa querida canela, que vai bem no café e na torta de maçã. A canela é uma especiaria com diversos polifenóis que apresentam alto poder antioxidante e anti-inflamatório.

A maioria dos estudos com canela mostram alguma melhora na sensibilidade à insulina e no metabolismo dos carboidratos. Mas hoje o papo é sobre inflamação?

Hoje eu trago pra vocês uma meta-análise que avaliou os efeitos da suplementação de canela na redução da proteína C reativa (PCR). A PCR é uma proteína de fase aguda de inflamação, comumente utilizada como marcador inflamatório.

Níveis aumentados de PCR estão associados com diversas condições crônicas como doença coronária, diabetes tipo 2, artrite reumatoide, pre-diabetes, obesidade e esteatose hepáticas (níveis muito altos acontecem em processos inflamatórios e/ou infecciosos agudos).

E claro que ela não é o único marcador, mas é o que tem!

Essa meta-análise envolveu 6 estudos (todos com grupo controle e placebo) com 285 participantes (todos com uma condição crônica: DM2, obesidade, esteatose, pre-diabetes, artrite reumatoide)

144 individuos receberam a suplementação de canela – As doses variaram entre 1200mg/dia a 3000 mg/dia (dose média 1800mg/dia), 141 individuos receberam placebo. A duração da suplementação variou de 8 a 24 semanas.

Os resultados?

Redução de 0,81 mg/dL nos niveis de PCR no grupo suplementado em comparação a nenhuma redução no grupo placebo. A diminuição foi mais significativa em indivíduos que tinham um nível de PCR > 3 mg/dL.

Uma análise de subgrupo mostrou que a suplementação mínima por 12 semanas foi mais eficaz e que tantos doses menores que 1500 mg/dia quanto doses maiores que 1500 mostraram resultados satisfatórios em ↓ os níveis de PCR, mostrando que o uso de menores doses pode ser efetivo

Adicione canela na sua vida! Nao é difícil atingir uma quantidade interessante somente via alimentação, mas existem algumas formas diferentes. Uma delas é a canela-cássia e outra a canela-verdadeira (ceilão).

Gostou? Compartilhe e Participe do nosso Canal no Telegram para Receber todas as Atualizações do site!

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Bolo de Caneca de Whey com Canela

Chá Hibisco com Canela

Conhecendo os Efeitos da Canela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não