Sobre H. Pylori

Sobre H. Pylori – Por Renara Leite Rocha

Anúncios

Todo mundo morre de medo dessa bactéria, o que muitos não sabem é que a Helicobacter pylori é uma espécie de bactéria que coloniza naturalmente a mucosa do estômago do ser humano.

Elas faz parte da nossa microbiota residente normal, A MAIORIA DE NÓS, tem essa bactéria habitando principalmente, a mucosa gástrica.

Quando em desequilíbrio, ela pode causar úlceras gástricas e até câncer de estômago.

Quando em equilíbrio ela colabora com a manutenção do meio ácido, que também é o principal mecanismo de controle da sua taxa de sobrevivência.

Anúncios

A infeção patogênica por H. Pylori acontece quando por algum motivo, indivíduos têm comprometimento na produção de ácido clorídrico e o pH estomacal aumenta se tornando mais básico que o padrão fisiológico, e também por ser uma proteobacteria, o consumo de proteínas em desequilíbrio com o consumo de vegetais, principalmente quando mal mastigados.

Então as pessoas com pH gástrico inadequado, que mastigam mal a comida e comem poucos vegetais são os principais alvos dessa condição.

Quando em desequilíbrio, a taxa de sobrevivência dessa bactéria deve ser controlada com uso de antibióticos (controlada sim, por que exterminar a H. Pylori é quase impossível).

Mas somente o uso dos antibióticos não é suficiente a maioria das vezes, a dieta é imprescindível para o sucesso no tratamento.

É importante que durante o tratamento haja uma redução do consumo carne bovina, é um aumento expressivo do consumo de vegetais.

Bem como a inclusão de enzimas digestivas que consigam regular o pH gástrico novamente, e anti-inflamatórios gástricos como Aloe Vera e Glycyrrhiza glabra podem ser efetivos no tratamento.

Anúncios

O uso de probióticos específicos também é um fator decisivo.

O fato é que maioria das pessoas afectadas nunca chega a manifestar qualquer tipo de sintomatologia ou complicação relacionada com a bactéria, mas a má alimentação, uso de determinados medicamentos e o estresse crônico podem transformar essa pacífica bactéria em um elemento perigoso para a saúde.

Procure o um nutricionista especialista em saúde gastrointestinal para ajudá-lo.

COMPARTILHE!

Leia Também:

Descubra se a sua Digestão é Lenta

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!