Sobre Vitamina D

Por Tayna Ramos

Anúncios

A vitamina D é um micronutriente essencial, por ser lipossolúvel é armazenada em grandes quantidades principalmente no fígado e pode se dissolver em gorduras.

Tem como função regulador fisiológico osteomineral (desenvolvimento e manutenção do tecido ósseo), principalmente do metabolismo do cálcio.

A falta de vitamina D pode causar alguns sintomas como osteoporose, raquitismo (crescimento ósseo prejudicado entre crianças), dor ao caminhar, atraso no crescimento de crianças e gestantes, entre outros.

Anúncios

Sobre vitamina D

Apenas 10% a 20% da vitamina D necessária para os seres humanos vem da dieta, alguns alimentos fonte dessa vitamina são: atum, salmão, leite e derivados, gema do ovo, cogumelos e cereais enriquecidos.

Já o restante 80% a 90% são sintetizados endogenamente, para que o processo de ativação da vitamina D ocorra é necessário que receba a luz solar, 10 a 15 minutos já é suficiente a exposição ao sol.

O horário correto para estimular a vitamina D é até as 10h e após as 16h, entre esse horário a ativação da vitamina é maior porém pode ocasionar problemas como câncer de pele e queimaduras.

Anúncios
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!