Triptofano é pra Você? Traz Bem Estar ou Não?

Triptofano é pra Você? Traz BemEestar ou Não? O triptofano é um aminoácido essencial, isto é, precisamos consumi-lo pois não sintetizamos endogenamente.

Ele é o precursor da serotonina, um neurotransmissor importantíssimo responsável pela sensação de prazer e bem estar, redução da ansiedade, nervosismo e compulsão alimentar.

Já a serotonina é precursora da melatonina, hormônio fundamental para nossa qualidade de sono, regula o ciclo circadiano, melhora da imunidade e ainda atua como antioxidante.

Então devo sair suplementando triptofano? Depende!

Se você tiver deficiência de vitamina B3, esse triptofano irá para a via de conversão para formação da vitamina B3, então primeiro você deve sanar essa deficiência.

Se você estiver inflamado (disbiose, permeabilidade intestinal aumentada), esse triptofano irá para a via das quinureninas, levando a formação de metabólitos neurotóxicos, podendo gerar efeitos contrários aos esperados, como agitação, nervosismo, depressão…

Se você estiver com uma dieta muito restritiva, principalmente carboidratos, esse triptofano vai seguir para a via da gliconeogênese, isto é, ele será convertido em glicose.

O excesso de serotonina também não é interessante, pode gerar síndrome serotoninérgica, levando a sintomas como taquicardia, ansiedade, agitação…

Nosso corpo é todo integrado, para toda suplementação é fundamental que seja feita uma boa avaliação clínica… O que é bom pra você, pode não ser bom para o outro e vice-versa!

Agora me conta, você conhecia todas essas vias do triptofano?

Matéria da nutricionista Bruna Correa

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Leia Também:

6 Alimentos que Combatem a Ansiedade

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!