Você Sabe Ler os Rótulos de Alimentos

Por Tamires Manduca

Validade: olhe SEMPRE antes de comprar.

Após aberto: verifique o período em que esse alimento deve ser consumido após a embalagem ser aberta. Sempre tem descrito.

Tabela nutricional: nela estão descritos as quantidades de calorias, macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos), micronutrientes (vitaminas, minerais) e fibras, POR PORÇÃO daquele alimento.

%VD (valor diário): quantidade de caloria e nutrientes com base em uma dieta de 2000 kcal, portanto se você faz uma dieta de 1500 kcal, por exemplo, esses valores NÃO correspondem ao valor diário que VOCÊ vai consumir ou já consumiu.

Ingredientes: o primeiro descrito na lista, é o que está em maior quantidade no produto. A ordem dos ingredientes é sempre do maior para o menor.

Aditivos Alimentares: corantes, adoçantes, conservadores. Esses devem ser os ingredientes que devem estar no final da lista. Sinal de que estão em menor quantidade.

Fortificados: é quando foi acrescido àquele produto algum nutriente. Exemplo: farinha fortificada com ferro e ácido fólico, leite fortificado com vitaminas A, C e D.

•Quanto menor for a lista de ingredientes e menos nomes difíceis, melhor!

Veja Também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!