As Melhores Frutas na Constipação

Por Felipe Rossini – Será que existe a “melhor” fruta pra te ajudar a ir no banheiro?

Anúncios

Antes de mais nada, gostaria de explicar o que é constipação, pois muitos podem pensar que se resume apenas à frequência de evacuação.

Sim, a frequência é um ponto importante, mas a constipação também pode ocorrer quando as fezes estão duras, há sensação de evacuação incompleta e é necessário fazer muita força no troninho. Todos esses sintomas podem estar relacionados à constipação, de acordo com os critérios do Roma IV.

É importante falar que existem diversos fatores, além da alimentação, que podem estar relacionados à constipação. No entanto, a modificação da dieta é a abordagem PRIMÁRIA no tratamento.

Quando falamos sobre frutas e constipação, elas se tornam excelentes aliadas na busca pelo “coco perfeito”. Isso se deve à combinação de 3 elementos principais:

1- Sorbitol, um álcool de açúcar encontrado em frutas, é conhecido por sua capacidade de reter água no intestino, amolecendo as fezes

Anúncios

2- Polifenóis, uma classe de compostos fitoquímicos com efeito prebiótico, impactam assim na microbiota intestinal, promovendo o aumento de bactérias benéficas e inibindo bactérias patogênicas.

3- Fibras, moléculas não digeridas que aumentam o volume das fezes, estimulando a peristalse, reduzem o tempo de trânsito intestinal e tb possuem impacto na microbiota intestinal.

Com base nesses critérios e nos dados disponíveis na literatura, temos alguns frutas mais estudas na constipação. Vamos a elas:

Ameixa, kiwi, figo, maçã e damasco; e em seguida, pera, mamão e laranja.

É para depender de fruta para poder evacuar? Claro que não. Seu intestino não pode ser tão mimado assim e se você é aquela pessoa que depende de alimento X ou Y para poder ir no banheiro, tem algo errado aí e você precisa olhar com mais carinho para esse intestino.

Anúncios

Qual fruta mais ajuda seu intestino a funcionar como um relógio?

DOI: 10.1039/d1fo01125a

Conheça o Guia Completo dos Probióticos
5/5 - (1 vote)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!