Colesterol não é o Vilão

Por Edna Alves – Colesterol não é o Vilão – COLESTEROL não é um vilão. O colesterol só se torna vilão se ele for oxidado ou glicado , ele pode se tornar aterogênico.

Anúncios

Assim, o problema não é o colesterol, mas sim uma hiperglicemia presente ( excesso de glicose sangue), resistência à insulina, exposição a poluentes e toxinas ambientais, metais pesados ( alumínio, mercúrio, chumbo, arsênio, cádmio, flúor), tabagismo, etilismo e baixo consumo de frutas,verduras, legumes, ervas e especiarias antioxidantes que protegem o colesterol da oxidação.

O LDL é quem transporta o colesterol para a síntese de vitamina D, membranas e hormônios. Também leva consigo a vitamina K que regula a coagulação sanguínea.

Mas se ele for atacado por um radical livre ou por um excesso de glicose no sangue, aí sim ele se torna uma substância estranha, sendo reconhecido por células imunológicas chamadas macrófagos que “comem❞ esse LDL oxidado ou glicado, o que provoca a formação de células espumosas, as quais podem causar as placas de gorduras levando aterosclerose.

‼️Me conte se você tem esses cuidados, de consumir frutas, legumes, faz exames para ver deficiências vitaminas e minerais ou compra vitaminas prontas.

Anúncios

Cuida do sono, o que faz para diminuir estresse.

A bebida é habitual na sua vida? Tipo toma para relaxar?

Tem hábito de bolachinhas, muito pão na dieta, sempre docinho após almoço e o refri é seu companheiro inseparável.

Cuide -se para não ter que remediar, pois seu colesterol pode estar sendo, oxidado silenciosamente.

Anúncios

Leia Também: Doenças Cardiovasculares e Colesterol

*PDN

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!