Como Forma a Celulite?

Por Leonardo Borba – A celulite é configurada por um processo inflamatório, com acúmulo de tecido adiposo subcutâneo e hipóxia tecidual.

Anúncios

Quando há um acúmulo de gordura subcutânea, esse tecido “empurra” a matriz dérmica de colágeno para fora. Entretanto, a hipertrofia do tecido adiposo comprime os vasos causando uma hipóxia que aumenta a expressão do Fator Indutivel por Hipóxia (HIF-1a) que por sua vez aumenta a síntese de colágeno através da ativação de TGF-B, causando uma fibrose dos septos fibrosos.

Os septos fibrosos subcutâneos são orientados verticalmente onde “amarram” a derme à fáscia, “puxando” a derme para baixo.

Como a gordura empurra a derme para fora e os septos fibrosos empurram para dentro, a pele cria depressões, ondulações e covinhas, causando o aspecto da celulite.

E a mulher?

A mulher possui mais estradiol que aumenta a síntese de colágeno, favorecendo a fibrose dos septos fibrosos, mas o estradiol também estimula a síntese de glicosaminoglicanos que se depositam nas paredes dos capilares atraindo água levando ao edema dérmico, com subsequente congestão vascular, perda da rede capilar e hipóxia tecidual que estimula a fibrose.

Anúncios
Receba Atualizações no Canal do Telegram

Ademais, o estradiol contribui na redistribuição da gordura corporal, reduzindo o acúmulo de gordura visceral, favorecendo o acúmulo de gordura subcutâneo. Por conseguinte, o tecido adiposo subcutâneo expressa mais receptores alfa-2 adrenérgicos que são anti-lipolíticos e menos receptores beta-adrenérgicos (lipolíticos), reduzindo a lipólise (quebra de triglicerídeos).

A celulite pode piorar em mulheres com predominância estrogênica (comum na endometriose), na gravidez e com uso crônico de contraceptivos orais.

Homens possuem mais testosterona que inibe a atividade da enzima lipase lipoproteica reduzindo o acúmulo de gordura periférico, mas também apresentam septos fibrosos entrelaçados e não lineares, evitando a formação de ondulações.

Lembrando que homens com mais tecido adiposo tem maior conversão da testosterona em estradiol, favorecendo a formação da celulite.

doi: 10.2147/CCID.S95830
doi:  10.1097/DSS.0000000000002388 

Anúncios

Leia Também:

Método Detox Camila Brito

Retenção de Líquidos? Sei muito bom como é

5/5 - (1 vote)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!