Disquesia e Dieta Low Fodmap
Por Renara Rocha – Disquesia e Dieta Low Fodmap – A disquesia do lactente é um distúrbio funcional do trato gastrodigestivo do bebê, essa é a mesma natureza da Síndrome do Intestino Irritável por exemplo, que gera dor, gases e alteração dos movimentos intestinais.
Um estudo testou a dieta Low Fodmap em mães de bebês com sintomas de disquesia e o resultado mostrou redução na duração do choro e agitação do bebê que sugere cólica.
Vamos entender esse mecanismo de ação:
Os fodmap’s são carboidratos fermentáveis que atraem água para o interior do intestino e produzem gases a partir a interação com bactérias intestinais. Isso pode causar desconforto, dor e distensão abdominal, além de constipação ou diarreia.
Esses carboidratos são “bem pequenininhos”, e em intestinos permeáveis, esses carboidratos podem pegar a via enteromamária (caminho do intestino ao leite materno) e ir parar no intestino do bebê causando os mesmos sintomas.
Logo, reduzir o consumo desses carboidratos pode ser uma alternativa simples e segura para aliviar o seu bebê. O uso de carboidrases (enzimas digestivas de carboidratos) também pode ser útil.
Tem alguma mamãe passado por isso aí?
DOI: 10.1111/apt.15007
Seja o primeiro a comentar!