Entenda sobre o Índice Glicêmico

Por Felipe Rossini

Anúncios

Com certeza você já ouviu falar sobre índice glicêmico e sobre como devemos reduzir esse índice nas refeições que fazemos.

Mas quem é esse tal de índice glicêmico (IG)?

O índice glicêmico é um sistema que classifica os alimentos fontes de carboidratos de acordo com o seu potencial de elevar a glicemia.

A ideia por trás de escolher alimentos com um menor índice glicêmico é que isso irá causar uma menor elevação da glicemia após a refeição e com isso um melhor controle glicêmico e redução de picos de insulina por exemplo.

Anúncios

E como é feita essa classificação dos alimentos?

O índice glicêmico dos alimentos é medido em comparação ao quanto uma dose de glicose pura elevaria a glicose e é atribuído um número para esse alimento.

Os alimentos podem ser considerados:

  • Baixo IG: 1 a 55;
  • Médio IG: 56 a 69;
  • Alto IG: 70 ou mais.

Um pão branco por exemplo tem um valor de índice glicêmico de 77 (alto) enquanto um pão integral tem um valor de 45 (baixo).

Porém esse “método” é extremamente ultrapassado e falho. Mas por que?

Ele não leva em conta a quantidade de alimento que você consome e também outros nutrientes consumidos na mesma refeição. Vou explicar.

Vamos pegar a melancia por exemplo. O valor de índice glicêmico dela é 80. Ruim né? , mas acontece que em uma porção de melancia, por mais alto que seja o índice glicêmico, a QUANTIDADE de carboidratos digeríveis é muito baixa.

Anúncios

O negocio tem mais água do que qualquer outra coisa. Você teria que muitaaaaa melancia pra ter uma elevação expressiva na sua glicemia.

E se você como essa melancia após um almoço rico em gorduras, e fibras, o índice glicêmico vai ser ainda mais reduzido.

Por isso não faz sentido nenhum trabalharmos com esse conceito de IG, mas sim o conceito de Carga Glicêmica. Esse sim terá uma grande relevância.

Veja 4 Cardápios para Diabéticos + 20 Receitas
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!