Feijão não Substitui a Carne

Por Felipe Rossini – Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Apesar do que você talvez tenha ouvido falar por ai, são grupos completamente diferentes.

Anúncios

Vamos a resenha.

A 1 coisa que você deve ter ouvido é sobre o teor proteico desses alimentos. Sim, é verdade que o feijão é uma boa fonte proteica, mas quando comparado a outros vegetais.

Em relação a carne vermelha, ele passa vergonha. Só para você ter uma ideia, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO):

100g de feijão carioca cozido terão cerca de 5g de proteína, já a mesma porção de carne terá em média 30g.

Como se não bastasse a quantidade proteica menor, o perfil de aminoácidos, os “tijolos” que formam as proteínas, também é bastante inferior, carente principalmente em metionina. No entanto, o aminograma como um todo possui uma menor quantidade dos aminoácidos essenciais, algo comum entre as proteínas vegetais.

Anúncios

Poxa, então, se você precisar de 30g de proteína no almoço, basta consumir 600g de feijão, certo?

Em partes. Se você olhar somente para as proteínas, sem entrar no perfil de aminoácidos, é isso mesmo.

No entanto, feijão não é apenas proteína, jovem. Se você ingerir uma quantidade dessa, estará consumindo também 81,6g de carboidratos, 456 calorias e nada menos que 51g de fibras alimentares.

Tenho certeza de que seu intestino não ficaria contente com uma quantidade tão alta de fibras, e você provavelmente passaria o dia com o brioco quente por causa de tantos gases.

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Isso não quer dizer que a “troca” seja irrelevante, pelo contrário. O post foi principalmente para quem realiza essa troca achando que basta isso para atingir a recomendação proteica.

Quando lidamos com vegetarianos, esse grupo alimentar tem uma importância enorme (reze para que seu intestino simpatize com ele), porém ele sozinho, mesmo se você colocar ora-pro-nóbis, cogumelo… ainda faltará.

Anúncios

E não se esqueça que proteína não é só músculo. É cabelo, pele, unha, enzimas, anticorpos, hormônios…

Não negligencie proteína, ela não é só músculo. Ela é cabelo, pele, unha, enzimas, anticorpos, hormônios, colágeno… Me conta nos comentários se você ingere os dois grupos e se você se sente bem com ambos.

Veja Também:

Tabela Nutricional Feijão

Pode Cozinhar Beterraba no Feijão?

5/5 - (1 vote)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!