Mas Afinal Cortisol é Bom ou Ruim?
Por Vanessa Cavagnoli – Mas Afinal Cortisol é Bom ou Ruim? Essa é também uma das suas dúvidas? O cortisol é o responsável por nos acordar de manhã. É ele que nos dá o impulso da ação quando precisamos agir de forma imediata, quando precisamos e estamos em perigo.
A pessoa sem cortisol não tem ação!
No entanto, o excesso dele pode nos gerar mais obesidade, mais inflamação, mais hipertensão e gera disfunção de nossa adrenal.
A curva ideal do cortisol é termos mais alto pela manhã, um pouco mais baixo pela tarde e mais baixo ainda à noite.
Com isso, temos grandes disposição pela manhã e conseguimos estar calmos e tranquilos à noite, para termos uma noite excelente de sono.
Então, podemos dizer que não existe bom ou ruim, existem níveis ideais para serem liberados nos horários certos.
E por que evitar café preto entre 6 e 8 horas da manhã?
Porque o café degrada o cortisol, aumentando a conversão dele em cortisona, o que faz com que a adrenal precise produzir mais cortisol neste momento e, a longo prazo, essa produção excessiva pode enfraquecer nossa adrenal.
O café gera o que chamamos de energia falsa, pois ele aumenta a adrenalina e isso gera energia, mas não é uma energia provinda do cortisol..
Você pode medir a curva de cortisol na saliva, pela manhã, tarde e noite, com as três medidas ou ele em jejum até as 8h da manhã até 1h após acordado.
O que esperamos? Uma curva descendente ou um cortisol em jejum entre 11 a 18!
É um excelente parâmetro para a avaliação da sua saúde referente a isso.
Você procura manter esse cuidado?
*PDN
Leia Também: Usar Corticoides Reduz o seu Cortisol
Seja o primeiro a comentar!