Pular para o conteúdo

NutriBook Receitas Saudáveis e Práticas

A ASBRAN lança hoje (23) mais uma publicação para auxiliar famílias na produção de refeições saudáveis em tempos de COVID-19.

Trata-se do “NUTRIBOOK RECEITAS PRÁTICAS E SAUDÁVEIS”, que traz mais de 40 preparações para o dia a dia, com dicas de aproveitamento integral de alimentos, valorização de aspectos regionais e facilidade no preparo.

O trabalho foi desenvolvido junto com as associações estaduais de Nutrição do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

“A publicação é a soma de forças e valores da Nutrição com o foco no bem de todos. Sabemos que este é um momento difícil e contribuir com cardápios saudáveis e práticos para produção durante a quarentena é uma maneira também de incentivar mudanças de hábitos tão necessárias”, avalia Ruth Guilherme, presidente da ASBRAN.

As receitas foram pensadas seguindo alguns critérios. Além de serem o mais saudável possível, priorizam o aproveitamento integral de alguns alimentos que habitualmente não entram na culinária do dia a dia, conta a presidente da AGAN – Associação Gaúcha de Nutrição, Rosangela Parmigiani.

“Estamos atravessando uma crise sem precedentes na história recente da humanidade. O esforço coletivo para o bem comum faz-se de extrema importância. Estes gestos solidários dentro das diversas áreas da atividade humana trazem esperança, alento, incentivo e união entre todos. Hoje não sou mais ‘eu’ somos ‘nós’ e que riqueza de experiências isto nos traz.

A ideia do compartilhamento deste Nutribook com o esforço coletivo de colegas de norte a sul, de leste a oeste do nosso Brasil significa muito mais que uma publicação com receitas. Nossa expectativa é levar a todos que a ela tiverem acesso a esperança. A tormenta logo passa e o futuro começa hoje”, avalia Rosangela.

O desafio de produzir um material com várias “mãos” empolgou as nutricionistas da Associação de Nutrição do Distrito Federal, a ANDF. A presidente Glaucia Medeiros conta que o desafio foi assumido no primeiro momento e profissionais se apresentaram conforme suas expertises. “A interação entre as próprias associações filiadas foi importante e trabalhamos com olhar firme no reaproveitamento dos alimentos, respeitando características regionais. Fizemos tudo com muito amor e coração, pensando nas pessoas.”

Pensar no dia a dia das pessoas também motivou a equipe da APAN – Associação Paulista de Nutrição a reunir receitas especiais para este momento de quarentena. A presidente Angélica Marques de Pina Freitas explica que foi necessário selecionar algumas, diante da boa participação de nutricionistas.

“Quando nossa equipe se reuniu, nós percebemos a importância de fazer esta orientação direcionada ao público leigo e também aos profissionais. Recebemos várias receitas e selecionamos algumas pensando em situações do dia a dia, seja valorizando o aproveitamento integral de alimentos seja produzindo preparações com a ausência de algum ingrediente, caso do ‘falso omelete’, que pode ser experimentado.
Foi um desafio interessante, porque entendemos que esta é uma boa oportunidade para incentivarmos as pessoas a interagirem com o alimento de modo produtivo e a refletirem sobre o momento de união das famílias nas preparações”, analisa Angélica.

Nutrição por todas as regiões do país

NUTRIBOOK RECEITAS PRÁTICAS E SAUDÁVEIS é mais um projeto desenvolvido para ajudar as famílias brasileiras durante o período de distanciamento social. Há um mês a ASBRAN lançou o GUIA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM TEMPOS DE COVID-19 com o objetivo de informar a população, de maneira prática e com linguagem de fácil entendimento, sobre a necessidade de mudanças de hábitos alimentares e adoção de medidas que contribuam para o fortalecimento do organismo, além do adequado armazenamento e aproveitamento de alimentos neste período de enfrentamento da doença no país.

O Nutribook é resultado deste primeiro movimento, afirma a vice-presidente da ASBRAN, Daniela Cierro Ros. “Foi um esforço em tempo recorde para chegar rapidamente aos lares brasileiros, oferecendo informações claras com base científica.”

Segundo Daniela, o Nutribook avança promovendo a prática e levando famílias a se unirem em torno do alimento. A presidente da Associação de Nutrição do Estado do Pará, Socorro Paredes, concorda. “Estamos mais unidos em casa e precisamos aproveitar este momento para preparar comidas gostosas, saudáveis e variadas, usando a criatividade.

Muitos produtos que costumávamos usar não estão mais à nossa disposição e nem podemos sair com frequência para comprar. É necessário saber aproveitar o que temos em casa e não disperdiçar.”

Socorro comenta ainda a grande variedade de frutas e hortaliças existentes no Pará e a diversidade de produtos da região amazônica, o que favorece muitas opções de pratos. “É uma cultura muito forte que queremos compartilhar. Então, vamos ser criativos?”, provoca a presidente da Anepa.

Aliás, regionalidade e cultura também são marcas do Nutribook, ressalta o presidente da Associação de Nutrição Sul-mato-grossense – ASMAN, Anderson Leão Nogueira Holsbach. “Foi desafiador participarmos do processo de escolhas de receitas, principalmente porque tivemos de identificar o que de fato é característico de nossa região e o que poderia ser ampliado para outros pontos do país.

O molho de tomate com especiaria de guavira, é um exemplo. Outro aspecto importante foi incentivar a população de outras partes do Brasil a provar nossas iguarias e tudo isso em tempos de COVID-19. Uma situação que nunca vivenciamos, que exigiu de nós também inovação profissional,” reflete Anderson.

O Nordeste também se faz presente no livro de receitas. Para a presidente da Associação Pernambucana de Nutrição – APN, Leopoldina Sequeira de Andrade, a proposta da ASBRAN em condensar receitas simples, nutritivas e acessíveis à população, foi muito bem-vinda.

“Neste momento de pandemia, precisamos não só exercitar a criatividade culinária, mas também garantir o direito humano à alimentação adequada, saudável e sustentável para todas as pessoas no território brasileiro”.

A Nutrição tem sido grande promotora da Saúde neste período de enfrentamento ao novo Coronavírus no país, reforça a presidente da ASBRAN, Ruth Guilherme.

Segundo ela, diversas entidades bem como profissionais estão atuando de maneira intensa nos canais de comunicação para informar de maneira segura a sociedade e valorizar a “comida de verdade” nos lares.

“Esperamos contribuir para esclarecer dúvidas e levar, à luz da ciência, conhecimento sobre a alimentação adequada e saudável. Dessa maneira, entendemos que melhores escolhas poderão ser feitas pelas pessoas”, conclui Ruth

Clique na IMAGEM ou BOTÃO abaixo para baixar o ebook:

NutriBook Receitas Saudáveis e Práticas

Fonte: ASBRAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não