O que é bom para Aliviar Cólicas Menstruais

A dismenorreia (cólicas menstruais) é marcada por dores abdominal e/ou pélvicas, que ocorrem antes ou durante a menstruação, como se não bastasse apenas as cólicas, muitas vezes vem associada a dor lombar, náusea, vômito e alterações intestinais.

Buscando uma forma de aliviar as cólicas, sem medicamentos, Chen et al., (2016) resolveram verificar nessa revisão sistemática e metanálise se o Gengibre poderia ter algum efeito na melhora das cólicas, principalmente pelos efeitos antiinflamatórios e analgésicos.

Esta revisão resume as evidências de 6 ensaios clínicos avaliando a eficácia do gengibre na dismenorreia.

O interessante dessa revisão tb foi que não só comparou o gengibre com placebo como também com os antiinflamatório não esteroidais (classe de medicamentos como ibuprofeno, nimesulida, paracetamol, diclofenaco e ácido acetilsalicílico).

Quando comparado ao placebo, o gengibre foi mais eficiente no alívio das dores, já quando comparado aos antiinflamatório, nenhuma diferença significativa foi encontrada entre gengibre e antiinflamatórios.

Entendeu que não houve diferença entre quem tomou gengibre e quem tomou antiinflamatório (remédio)?

As dosagens utilizadas nos estudos analisados variam, pois alguns utilizaram dosagens mais baixas de 250mg/dia até a redução das dores (Shirvani et al., (2015), já outros, como Halder et al., (2012) utilizaram doses mais altas, no caso, 3g/dia (dividido em 3 tomadas), por apenas 3 dias.

Os próprios autores informam que devido ao numero pequeno de ensaios clínicos e suas devidas limitações, mais estudos precisam ser realizados para avaliar os efeitos do gengibre nas cólicas menstruais.

Por ser um recurso fácil, barato, podendo ser inserido na nossa rotina de tantas maneiras e os colaterais quase nulos, certamente vale a pena, até porque existem diversos outros benefícios relacionados ao seu consumo.

Minha sugestão é utilizar o chá de gengibre, bem concentrado, no período das cólicas menstruais ou o pó de gengibre, adicionado em sucos, vitaminas em um copo de água ao acordar ou antes de dormir por exemplo. Experimente e me conte o que achou.

Alivie suas Cólicas com Gengibre

Matéria do nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

5 Formas de Prevenir Cólicas

Chás para Redução de Cólicas Menstruais

Ciclo das Sementes – Você Conhece?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!