Ciclo das Sementes – Você Conhece?

O ciclo das sementes é composto de 4 sementes: abóbora, linhaça, gergelim e girassol, são ricas em nutrientes como zinco, magnésio, ômega 3, selênio e cálcio, essas sementes irão auxiliar no equilibrio dos hormônios principais na mulher: estrogênio e progesterona.

Na prática clínica vimos melhoras:

  • TPM;
  • Acne;
  • Dores nas mamas;
  • Regula menstruação;
  • Cólicas menstruais;
  • Calores da menopausa.

Ciclo das Sementes – Como Fazer?

Fase Folicular

A primeira fase do seu ciclo hormonal é a fase folicular e começa no primeiro dia da menstruação e vai até aproximadamente o 14 dia (se você tem um ciclo de 28 dias).

Nesta fase, você deve consumir diariamente:

  • 1 colher de sopa de semente de linhaça triturada;
  • 1 colher de sopa de semente de abóbora torradas.

As sementes de linhaça são consideradas fitoestrógenos, contém as lignanas, que se ligam ao estrogênio equilibrando o seu excesso ou sua falta. As sementes de abóbora contém zinco, auxiliando na produção da progesterona.

Fase Lútea

A segunda fase do seu ciclo hormonal é a fase lútea e começa após a ovulação (quando ela acontece), o que seria aproximadamente no 15 dia do ciclo (se você tem um ciclo de 28 dias).

Nesta fase, você deve consumir diariamente:

  • 1 colher de sopa de semente de girassol torradas;
  • 1 colher sopa de semente de gergelim branco ou preto.

As sementes de girassol contém selênio que auxilia na detoxificação do fígado do excesso de estrogênio e vitamina E que auxilia no aumento da progesterona. As sementes de gergelim tem cálcio ajudando nas cólicas menstruais e lignanas que também auxila no equilibrio do estrogênio.

Posso Fazer o Ciclo das Sementes na Menopausa?

Para quem não está menstruando ou está na menopausa, pode guiar o ciclo das sementes pelas fases da lua. Inicie a primeira fase (folicular) com o primeiro dia da lua nova e a segunda fase (lútea) com o primeiro dia da lua cheia.

Observações:

1- As sementes de girassol e abóbora poderá levar a frigideira para torrar. E a semente de linhaça poderá triturar no liquidificador e guardar em um pote de vidro na geladeira.

2- Poderá usar as sementes em mingau, em omeletes, em saladas, sopas, sucos, shakes, pode ingerir pura, na água…escolha a forma de consumo que mais lhe agrade.

3- Geralmente a partir do 3 mês seguindo o ciclo das sementes vai começar a ter os benefícios. Anote seus sintomas todos os meses para acompanhar sua evolução.

É importante consultar com o médico ginecologista para verificar seus exames hormonais e diagnosticar adequadamente sua condição.

Para acompanhamento nutricional personalizado conforme sua rotina, alimentação, estilo de vida, exames bioquímicos, suplementação se necessário, agende sua consulta online, será um prazer lhe ajudar!

Matéria da Kilza Nutricionista

Veja Também:

Chá de Amora para sua Fertilidade

New Detox Composição

Pode Comer Linhaça na Endometriose?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!