Pare de Jogar Gema Fora

Hoje o post é especialmente pra você que joga a coitada da gema fora porque tem medinho dela. Acredite se quiser, mas a maior parte da nutrição do ovo está na gema. Isso mesmo!

Anúncios

Embora a clara tenha mais fama porque é pura proteína, a gema tb possui uma quantidade interessante de proteína, mas não é por causa disso que ela é luz!

Ela é uma bomba de nutrientes e compostos bioativos, com destaque para Vitamina A, B2, vitamina E, selênio, cálcio, folato e um nutriente muito importante: a colina.

A colina é um nutriente essencial e desempenha funções muito importantes no nosso corpo, incluindo a produção do neurotransmissor acetilcolina que tem tem um papel essencial na regulação do humor e memória, mas também participa da síntese de DNA e regulação do metabolismo lipídico. Nutriente extremamente importante durante a gestação!

Além da colina, temos também uma maior quantidade de biotina e compostos bioativos muito importantes como a luteína e zeaxantina. Esses compostos são muito interessantes para saúde ocular e podem exercer efeitos béneficos contra a degeneração macular.

Anúncios

Eles agem protegendo a retina contra o estresse oxidativo e podem elevar a concentração de pigmento macular, gerando um efeito protetor. E os ovos são a principal fonte deles na nossa dieta!

1 gema de ovo irá fornecer 2,7g de proteínas e 4,5 de gorduras, enquanto a clara do ovo tem 3g de proteína e 0g de gordura, porém em termos de vitaminas, minerais e compostos bioativos a gema ganha de lavada.

E vale dizer que o tipo de gordura predominante nos ovos são as monoinsaturas, e nao as saturadas como muitos acredita, embora a diferença não seja tão grande.

Vale lembrar que a qualidade e concentração de nutrientes e compostos bioativos da gema está diretamente ligada a alimentação e ambiente das galinhas. Ovos orgânicos por exemplo, possuem uma quantidade superior desses compostos do que ovos não orgânicos. Invista em uma marca de qualidade, a diferença de valor é pequena e sem dúvidas vale o investimento.

Me conta ai, você joga a gema fora ou manda pra dentro?

DOI: 10.1093/jn/136.10.2519
DOI: 10.1021/acs.jafc.9b06616

Anúncios
Pare de Jogar Gema Fora

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Quantos Ovos posso Consumir por Dia?

Programa de Emagrecimento Nutri Talita Perosa

Substituindo Ovos em Receitas

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!