Própolis no Controle da Glicemia

A diabetes tipo 2 (DM) é uma doença metabólica caracterizada por uma resistência à insulina que leva à uma disfunção na produção de insulina pelas células beta pancreáticas e com isso temos um aumento dos níveis de glicose circulantes no sangue e toda a desgraça associada a isso.

Anúncios

E o que o própolis tem a ver com esse pagode ai?

No DM2 temos uma grande influência do stress oxidativo em seu desenvolvimento e substâncias com ação antioxidante que tem o poder de equilibrar essa balança e reduzir a produção de radicais livres são sempre bem-vindas.

O própolis é riquíssimo em compostos bioativos (mais de 500) e os flavonóides presentes no própolis tem um grande peso, exercendo dos benefícios da própolis.

Mas será que esses compostos bioativos têm o poder de ajudar a controlar o diabetes?

Hoje trouxe um estudo que avaliou os efeitos da suplementação de própolis nos níveis de glicose, insulina e hemoglobina glicada de 60 pacientes com DM2.

Anúncios

Os participantes foram divididos em 2 grupos. 1 recebeu propolis – 1.500mg/dia e outro grupo placebo. A duração do estudo foi de 8 semanas.

Os pesquisadores também avaliaram o status de antioxidantes dos participantes após a suplementação com própolis.

E quais foram os resultados desse estudo?

Após 2 meses de suplementação, o grupo que recebeu própolis diminuiu marcadores de glicose em jejum (média de 19,8 mg/dl), insulina (média de 1,65 u.ml), HOMA-IR (1,08 pontos) e hemoglobina glicada (1,07%). Os resultados foram significativamente maiores que no grupo placebo, onde não houve reduções.

O grupo que recebeu própolis também teve um aumento dos níveis de antioxidantes totais no plasma e a atividade das enzimas antioxidantes glutationa peroxidase e superóxido dismutase (SOD), marcadores de uma boa resposta antioxidante.

Anúncios

Suplemento com um ótimo custo beneficio, e ainda contamos com própolis de excelente qualidade. Não tem porque não usar, embora existam suplementos muito mais estudados para controle glicêmico.

Me conta ai, você já usa própolis? Se sim qual?

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Receitas para Diabetes – Conheça esse Ebook

Própolis – Como e Quando Usar?

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!