Quando Suplemento Aminoácidos

Aminoácidos essenciais: mais uma moda ou eles realmente valem o investimento?

Primeiro vamos entender como funciona a digestão das proteínas.

No estômago, quando as proteínas chegam, um grupo de células, conhecido como células G, identifica sua chegada e libera um hormônio chamado gastrina, que estimula as células parietais a secretarem ácido clorídrico e tb libera uma enzima chamada pepsinogênio.

O ácido clorídrico ativa o pepsinogênio, transformando-o em pepsina – a enzima ativa que desnatura as proteínas e inicia a digestão delas. No intestino, as enzimas pancreáticas concluem a quebra das proteínas em aminoácidos.

Toda essa orquestra tem um objetivo primordial:

Quebrar uma proteína em seus aminoácidos constituintes, pois devido ao enorme tamanho de uma proteína, só conseguimos absorver seus aminoácidos.

Mas se temos digestão pra justamente fazer isso, qual a vantagem de usa-los?

Se eu acabei de dizer que usá-lo “pula” várias etapas digestivas, o público que mais poderia se beneficiar do seu uso é justamente quem sofre com condições que levam a uma baixa capacidade de digerir proteínas, como bariátricos, usuários de inibidores de bomba de prótons, portadores de doenças inflamatórias intestinais, hipocloridria, idosos com dificuldade de mastigação, condições hipercatabólicas…

Entregar isso de bandeja para o seu intestino é metabolicamente menos custoso, então poupa-se muita energia na digestão, e isso pode ser uma enorme vantagem nos cenários que citei.

E para hipertrofia?

Se você não possui nenhum problema digestivo, o uso deles não terá nenhuma vantagem em relação a proteínas, seja suplementos proteicos ou um filé de frango. A rápida absorção deles não geraria uma melhor síntese proteica, quando comparada a outras proteínas de absorção mais lenta. Embora não seja errado o uso após o treino, também não é um recurso que te trará mais resultados comparado a proteínas.

Me conta qual proteína você usa após seu treino.

suplemento aminoacidos

Matéria do nutricionista Felipe Rossini

Veja Também:

Cogumelos são Fontes de Proteínas?

Sobre Suplementos de Proteínas e os Rins

5 Receitas para Ganhar Massa Muscular

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!