Receitas de Chás para Gripe – 5 Opções

Neste post, iremos apresentar algumas receitas de chás para gripe que podem ser úteis no alívio dos sintomas.

Anúncios

A gripe é uma doença comum que afeta muitas pessoas todos os anos. Ela pode ser causada por diferentes vírus e os sintomas incluem febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, congestão nasal, dor muscular e fadiga.

Além dos remédios convencionais, muitas pessoas buscam soluções naturais para aliviar os sintomas da gripe.

Uma opção interessante são os chás, que além de serem reconfortantes, podem ajudar a melhorar e aliviar os sintomas da gripe.

1. Chá de Gengibre e Limão

O gengibre é um dos ingredientes mais populares para combater a gripe e outros problemas respiratórios. Ele tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, que ajudam a reduzir a inflamação e combater as bactérias e vírus que causam a gripe. Já o limão é rico em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Para fazer este chá, basta cortar um pedaço de gengibre em fatias finas e colocá-lo em uma xícara de água fervente. Deixe o gengibre em infusão por alguns minutos e acrescente o suco de meio limão. Se quiser, adoce com mel ou adoçante estévia.

Anúncios

2. Chá de Alho e Mel

O alho é outro ingrediente poderoso para melhorar os sintomas da gripe. Ele contém alicina, uma substância que tem propriedades antibacterianas e antivirais. Além disso, o mel é rico em antioxidantes e tem propriedades antimicrobianas, que ajudam a combater as bactérias e vírus que causam a gripe. Para fazer este chá, basta amassar um dente de alho e colocá-lo em uma xícara de água fervente. Deixe o alho em infusão por alguns minutos e acrescente uma colher de sopa de mel. Se preferir, acrescente também um pouco de suco de limão.

3. Chá de Hortelã e Eucalipto

A hortelã e o eucalipto são plantas com propriedades expectorantes, que ajudam a aliviar a congestão nasal e a tosse. Para fazer este chá, basta colocar um 1 colher de sobremesa de folhas de hortelã e 1 colher de sobremesa de folhas de eucalipto em uma panela com água e deixar ferver por alguns minutos. Em seguida, coe e sirva. Se quiser, adoce com mel ou use o adoçante estévia.

4. Chá de Camomila e Melissa

A camomila e a melissa são plantas com propriedades calmantes e relaxantes, que ajudam a aliviar os sintomas da gripe, como a dor de cabeça e a fadiga. Para fazer este chá, basta colocar 1 colher de sobremesa de flores de camomila e 1 colher de sobremesa de folhas de melissa em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por alguns minutos e, se quiser, adoce com mel ou adoçante estévia.

5. Chá de Erva-Doce

A erva-doce possui propriedades expectorantes e pode ajudar a aliviar a congestão nasal e a tosse. Para preparar o chá de erva-doce, basta adicionar 1 colher de sopa de sementes de erva-doce em uma xícara de água quente e deixar em infusão por cerca de 10 minutos. Adicione mel a gosto e beba quente.

Anúncios

Os chás citados ser uma opção natural para ajudar a prevenir e melhoras os sintomas da gripe.

No entanto, é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de usar qualquer remédio natural, especialmente se você já estiver tomando medicamentos ou tiver alguma condição médica.

Leia Também: 3 Chás para Resistência à Insulina

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!