Saúde Intestinal para o Tratamento da Ansiedade

Por Érica Góes – Ter dificuldades para se concentrar, se preocupar com coisas que ainda nem aconteceram e sentir o coração acelerado são sinais de Ansiedade. Nutri, estamos falando de uma condição que atinge boa parte das nossas pacientes e da população atualmente.

Anúncios

Por isso, resolvi trazer um assunto novo e que vai ser um grande diferencial para você abordar como estratégia nas condutas nutricionais com as suas pacientes: o papel da saúde intestinal na ansiedade.

Sim, o intestino está envolvido com o tratamento da Ansiedade! Isso acontece pela comunicação bidirecional entre a microbiota intestinal e o sistema nervoso central que ocorre através de caminhos como o sistema nervoso entérico, o sistema neuroendócrino e imunológico.

Dessa forma, a presença específica de algumas cepas de bactérias pode favorecer ou piorar alterações neurocomportamentais como a ansiedade. Isso reforça ainda mais a importância da manutenção de uma microbiota saudável para o equilíbrio do organismo como um todo.

Anúncios

Entenda:

A disbiose ou leaky gut, condições bem comuns em pacientes do sexo feminino, favorecem o aumento de lipopolissacarídeos (LPS) na corrente sanguínea, o que já foi demonstrado em estudos científicos que favorece ansiedade, depressão e desequilíbrios metabólicos.

Sendo assim, manter a saúde intestinal adequada é fundamental para o tratamento da Ansiedade.

E você, sabia da relação entre Intestino e Ansiedade? Deixa aqui nos comentários o que gostaria de saber mais a respeito de Saúde Intestinal.

Anúncios

Referências Científicas:
DOI: 10.1016/j.tins.2013.01.005.
DOI: 10.1007/s13311-017-0585-0

Post feito especialmente para Nutricionistas que atendem ou desejam começar a atender Saúde da Mulher

Érica Góes – Nutricionista Funcional e Mentora de Nutris para Endometriose, SOP, Fertilidade e Saúde da Mulher
Veja Também: Suchá para Ansiedade

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!