Seu Ciclo Irregular pode ser SOP

O que raios seu ciclo irregular tem a ver com a sua nutrição?

Anúncios

Existem vários motivos que podem levar à alteração no ciclo menstrual, mas de longe, um dos mais comuns é a síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Uma disfunção multigênica e neuroendócrina, caracterizada por:

1- Oligomenorreia ou amenorreia. Alteração ou ausência de menstruação.

2- Aumento dos hormônios andrógenos (hiperandrogenismo) – que podem ocasionar acne, queda de cabelo, seborreia, aumento da quantidade de pelos.

Anúncios

3- Presença de cistos nos ovários que podem contribuir para disfunção menstrual, subfertilidade, hiperplasia endometrial, entre outros.

Mas afinal, por que ela ocorre?

Como toda doença crônica, não há uma fórmula mágica. Fatores genéticos e ambientais estão envolvidos. E acredite se quiser, mas o tratamento é a mudança no estilo de vida. Porém, quero que comece olhando para a resistência à insulina (RI).

A maioria das mulheres com SOP apresenta algum grau de RI, podendo chegar a 90% se o seu IMC for alto. Então, se você for sobrepesa, suas chances são altas. Essa RI contribui para o hiperandrogenismo através do aumento da atividade de enzimas nos ovários que produzem testosterona/androgenos.

A RI não ocorre necessariamente em todas as portadoras de SOP, embora seja o mecanismo principal. Alguns casos está relacionado a estresse cronico, desequilíbrios da microbiota, desequilíbrios hormonais, e inflamação crônica.

Anúncios

Se você se enquadra no que falei, o caminho é a redução da gordura corporal, já que a queda de 5% a 10% do peso corporal pode melhorar o padrão menstrual, reduzir a resistência à insulina e atenuar os efeitos do hiperandrogenismo.

Em paralelo, e até porque andam de mãos dadas, a redução do consumo de carboidratos, principalmente os simples, como farinha e açúcar, é parte do tratamento. Sempre monitorando a carga glicêmica da dieta em relação aos marcadores bioquímicos de resistência à insulina, como insulina, hemoglobina glicada, glicemia e, em alguns casos, a curva glicêmica.

Seu ciclo é regular ou irregular?

Matéria do nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Metformina – Boa Opção para Tratar SOP?

Preciso Emagrecer para Tratar a SOP?

As Melhores Frutas para a Mulher com SOP e RI

Receba Atualizações no Canal do Telegram
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!