Preciso Emagrecer para Tratar a SOP?
Preciso Emagrecer para Tratar a SOP? Por Debora
A resposta é NÃO! Quer saber o por quê?
A Síndrome dos Ovários Policísticos frequentemente está associada ao aumento de peso; o que incomoda muitas mulheres.
O estigma do peso acompanha mulheres portadoras de SOP ao longo de toda a vida, uma vez que o problema tende a começar logo na adolescência.
Essas mulheres brigam com a balança durante toda a vida, sem entender o real motivo pelo qual não conseguem emagrecer.
Muitos profissionais acabam reduzindo a SOP à essa característica, orientando as pacientes a emagrecerem e seu problema será resolvido. Mas não é bem assim!
O EMAGRECIMENTO não é tratamento para a SOP!!! Emagrecer, por si só, pode até ajudar, mas está longe de ser a solução para o problema.
As pesquisas nos mostram que, em mulheres obesas ou com sobrepeso, uma redução de até 10% do peso total já é suficiente para melhora metabólica, redução de sintomas e regularização do ciclo menstrual.
Então, você não precisa passar por um processo restritivo de dietas e sofrimento para um grande emagrecimento, se seu objetivo é se ver livre de sintomas.
O FOCO do tratamento é a MUDANÇA DE HÁBITOS.
Adotar hábitos mais saudáveis de alimentação, sono, hidratação e atividade física terão inúmeros benefícios e, apenas mudando hábitos, como consequência, alcançamos o emagrecimento necessário para a melhora da SOP.
Perceba que, neste caso, o FOCO do tratamento NÃO SERÁ o emagrecimento. Ele virá, sim, como consequência, mas este não precisa ser seu objetivo ao longo do tratamento!
Precisa de ajuda para mudar de hábitos, ter uma boa relação com a comida e tratar de vez os sintomas da SOP? Sem dietas e comendo o que gosta?
Eu posso te ajudar!
Leia Também:
SOP e Depressão – Qual a Relação?
Seja o primeiro a comentar!