Seu Intestino Preso é Culpa dos Lácteos?

Quando pensamos em intestino vs leite e seus derivados, quase sempre, a primeira coisa que passará na nossa cabeça é a lactose.

Anúncios

Mas e se eu te falar que tem outro componente do leite que pode ser bastante problemático para todos, menos alguns?

Estamos falando das proteínas do leite.

Cerca de 80% das proteínas do leite de vaca são compostas de caseína, sendo a beta-caseína A1 a principal forma. Durante a digestão, a beta-caseína A1 é quebrada em diversas moléculas menores, incluindo a beta-casomorfina 7 (BCM-7).

A BCM-7 tem a capacidade de se ligar aos receptores opióides no intestino, o que pode atrasar o trânsito intestinal e alterar a produção de sucos digestivos em pessoas sensíveis. Como resultado, pode ocorrer constipação, vulgo intestino preso.

Anúncios

Paramos aqui? Infelizmente não. A BCM-7 pode ter efeitos neurológicos e imunológicos, podendo cruzar a barreira hematoencefálica e se ligar aos receptores opióides no cérebro, o que pode estar relacionado a sintomas neurológicos, como dores de cabeça e enxaquecas em pessoas sensíveis.

No entanto, nem todas as pessoas que consomem leite de vaca e seus derivados apresentam problemas relacionados à BCM-7, ou até mesmo outras proteínas.

Será que esse é o seu caso?

Nao faço a menor ideia porque eu nem te conheço, mas é muito simples descobrir. Tente remover os lácteos, inclusive os que não possuem lactose por 15 dias e avalie se houve alguma melhora no funcionamento do seu intestino ou quem sabe até sintomas extra intestinais, como dores de cabeça, rinite, acne… você me avisa.

Você sente algum efeito negativo ou positivo quando consome lácteos? Me conte nos comentários.

Anúncios
Seu Intestino Preso é Culpa dos Lácteos?

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Guia Completo dos Probióticos

Intestino Preso na Gestação não é Saudável

O Suco para o Intestino Funcionar

Não – Goiaba não prende seu Intestino

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!