Sobre Trombose Venosa Profunda

Sobre Trombose Venosa Profunda – Por Leonardo Borba

Anúncios

O sangue normalmente flui suavemente por todo o corpo humano, suprindo o cérebro, coração, rins e outros órgãos vitais com oxigênio e nutrientes

Quando ocorre uma lesão, fatores de coagulação coagulam no local da lesão. O coágulo resultante (trombo) obstrui a ferida e evita a perda de sangue.

Coagular é essencial. A falta de coagulação levaria à morte, mas a hipercoagulação também por obstruir o fluxo sanguíneo e consequentemente a chegada de oxigênio e nutrientes no tecido, levando à depleção de ATP e necrose celular.

No processo infeccioso ou inflamatório e de disfunção endotelial ou de estase sanguínea como em pacientes acamados sedentários ou pessoas que fazem longas viagens de avião com frequência ou até mesmo mulheres sob uso de anticoncepcional ou pessoas com homocisteína alta, um trombo pode se formar dentro de um vaso sanguíneo não lesionado e bloqueia parcial ou completamente o fluxo sanguíneo.

Anúncios

Na inflamação, temos uma elevação de plaquetas, da agregação plaquetária, da liberação de fatores coagulantes, do fibrinogênio e do inibidor do ativador do plasminogênio favorecendo a formação do trombo.

Um coágulo dentro de uma das veias é chamado de trombose venosa profunda (TVP). Os sintomas de TVP (que geralmente ocorre nas veias profundas da perna) incluem dor, inchaço e vermelhidão na perna, na região da panturrilha.

A TVP é geralmente tratada com heparina e varfarina, dois medicamentos anticoagulantes que impedem o crescimento do coágulo sanguíneo.

Se não for tratada, parte do coágulo (um êmbolo) pode se romper e viajar para os pulmões, onde pode causar uma condição com risco de vida chamada embolia pulmonar.

A nattokinase, a bromelina a vitamina E, o ômega 3, o resveratrol, o Pinus pinaster, o Ginkbo biloba possuem ação anticoagulante e podem prevenir a trombose.

doi: 10.1038/nrdp.2015.6.

Anúncios

Leia Também:

Homocisteína Alta – Entenda o que Significa

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!