Não Faça o Teste de Lactose

Quando pensamos em intolerância à lactose, um dos testes mais comuns é o teste de tolerância oral à lactose.

Nesse teste, você coleta uma amostra de sangue para analisar sua glicemia. Em seguida, ingere uma solução contendo 50 ml de lactose (equivalente à quantidade presente em 1l de leite). Após a ingestão, você coleta mais amostras de sangue 30, 60, 90 e 120min após.

O objetivo é avaliar a absorção da lactose.

Quando o corpo está produzindo quantidades adequadas da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose, a ingestão de lactose resulta em um aumento da glicemia, pois a lactose é quebrada em glicose e galactose.

Por outro lado, em casos de intolerância, a lactose não é devidamente quebrada pelas enzimas e, consequentemente, não ocorre a separação da glicose e galactose. Isso faz com que a lactose chegue ao intestino grosso sem ser digerida, não causando um aumento significativo na glicemia.

Vale mencionar que além dos testes de absorção, também existem testes genéticos para identificar polimorfismos em genes que regulam a expressão da enzima lactase. Embora um pouco mais caros, esses testes são mais avançados do que o jurássico teste de tolerância oral à lactose.

E porque esse titulo chamativo?

Se você toma um copo de leite e vira um balão de gás e se caga todo, me explica o que você está esperando do resultado do exame? Se ele dizer que você não tem intolerância você vai continuar tomando leite?

Quando o assunto é intolerância a lactose, seu corpo vai falar! Nao estou dizendo que o teste não tenha nenhuma valia, mas a vasta maioria dos intolerantes a lactose já sabia que tinha antes mesmo de realizar o teste, apenas observando os sinais que seu corpo dá.

Vale dizer que a quantidade de lactose ingerida no teste é extremamente alta, e é bem difícil alguém ficar bem em um teste desse. Outro problema é que o nervosismo, medo e ansiedade durante o exame pode causar uma elevação da glicemia, mesmo você sendo intolerante, e isso pode “mascarar” o resultado.

Me conte nos comentários como foi a sua experiência com esse exame e, o mais importante, como você se sente quando consome leite?

Entre no Canal do Telegram e Receba todas as Atualizações do Site! Clique no Botão Abaixo:

Receba Atualizações no Canal do Telegram
Teste de Lactose

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Kefir – O Melhor Latícinio

Bolo Trufado sem Glúten e sem Lactose

Enzimas Digestivas – Qual Usar?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!