Toda Comida serve para Alguma Coisa

Por Hávila Kelli – Uma das coisas que eu mais escuto durante as consultas é : “não sei porque comi esse chocolate/doce/hambúrguer/pão ! Eu não precisava ! Ele não agrega em nada ! É só caloria vazia.”.

Anúncios

Esse termo caloria vazia se popularizou muito e eu preciso admitir que odeio.

Sinceramente não faz nenhum sentido. Uma caloria é uma MEDIDA DE ENERGIA, se ela é vazia significa que não tem energia nela (ou seja, não existe uma “caloria vazia”).

Uma das perguntas que eu mais recebo, como nutricionista, é: “ para que serve tal alimento ?”. .

Nos acostumamos a ver os alimentos não como comida, mas como um aglomerado de nutrientes. Completamente descolado do seu contexto.

Anúncios


Esse daqui tem anti-oxidantes, esse daqui tem omega 3, esse tem beta glucana. Não fazemos mais um prato de arroz e feijão, comemos “proteína e carbo”.

É claro que sentimos culpa quando comemos chocolate, doce ou qualquer outra coisa que “não serve para nada” ! Não conseguimos ver o contexto no qual o alimento se encaixa !

Eu não vejo mais o meu bolo de aniversário ou o chocolate que ganhei de presente, eu vejo: açúcar refinado, farinha branca, carbo de alto índice glicêmico, gordura saturada. Caloria vazia, sem sentindo.

Nunca se esqueça de que toda comida SERVE para alguma coisa. Isso é uma das coisas mais importantes para aprender a comer sem culpa.

Leia Também: Bolo de Banana Funcional

Anúncios
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!