Você precisa Comer mais Beterraba

Por Juarez Figueiredo

Anúncios

Você já deve conhecer os inúmeros benefícios da beterraba e suas formas de utilização, mas sabia que ela também é uma super aliada para quem realiza atividade física?

Em um breve resumo:

A beterraba é uma raiz rica em vitaminas e minerais, além disso, é uma excelente fonte de carboidratos e fibras.

Possui propriedades importantes para a saúde como função antioxidante, anti-inflamatória, anti-hipertensiva, hipoglicemiante e sua pigmentação é composta por um poderoso agente de combate ao câncer, a betacianina .

Outro componente encontrado nela é o nitrato, um dos precursores do óxido nítrico, substância que propicia um relaxamento dos vasos sanguíneos e as artérias.

Anúncios

Esse relaxamento é interessante na prática de exercícios físicos porque otimiza o uso do oxigênio, auxiliando na melhora do desempenho durante os treinos.

Com maior perfusão sanguínea, os nutrientes distribuem-se de forma mais eficaz para todo o corpo, o que deixa a recuperação muscular mais eficiente.

Na composição da beterraba ainda é possível encontra a substância chamada betaína, que em atletas, reduz a fadiga e colabora para o aumento da força muscular.

Ela reduz a ação inflamatória, o que é muito importante para pessoas que praticam exercícios intensos ou de longa duração. Isso porque atividades muito pesadas geram uma quantidade ainda maior de radicais livres.

Anúncios

Um dica de ouro:

O ideal é que a beterraba seja consumida crua para que todas suas propriedades sejam preservadas. Deste modo, é recomendado que se consuma a beterraba tanto no pré-treino como fonte de energia e vasodilatadora, como no pós-treino para melhorar a recuperação muscular.

Por fim, vale lembrar que para não errar consulte sempre um nutricionista antes de incluir qualquer alimento em sua dieta.

Leia Também:

Pode Cozinhar Beterraba no Feijão?

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!