Você precisa Comer mais Beterraba
Você já deve conhecer os inúmeros benefícios da beterraba e suas formas de utilização, mas sabia que ela também é uma super aliada para quem realiza atividade física?
Em um breve resumo:
A beterraba é uma raiz rica em vitaminas e minerais, além disso, é uma excelente fonte de carboidratos e fibras.
Possui propriedades importantes para a saúde como função antioxidante, anti-inflamatória, anti-hipertensiva, hipoglicemiante e sua pigmentação é composta por um poderoso agente de combate ao câncer, a betacianina .
Outro componente encontrado nela é o nitrato, um dos precursores do óxido nítrico, substância que propicia um relaxamento dos vasos sanguíneos e as artérias.
Esse relaxamento é interessante na prática de exercícios físicos porque otimiza o uso do oxigênio, auxiliando na melhora do desempenho durante os treinos.
Com maior perfusão sanguínea, os nutrientes distribuem-se de forma mais eficaz para todo o corpo, o que deixa a recuperação muscular mais eficiente.
Na composição da beterraba ainda é possível encontra a substância chamada betaína, que em atletas, reduz a fadiga e colabora para o aumento da força muscular.
Ela reduz a ação inflamatória, o que é muito importante para pessoas que praticam exercícios intensos ou de longa duração. Isso porque atividades muito pesadas geram uma quantidade ainda maior de radicais livres.
Um dica de ouro:
O ideal é que a beterraba seja consumida crua para que todas suas propriedades sejam preservadas. Deste modo, é recomendado que se consuma a beterraba tanto no pré-treino como fonte de energia e vasodilatadora, como no pós-treino para melhorar a recuperação muscular.
Por fim, vale lembrar que para não errar consulte sempre um nutricionista antes de incluir qualquer alimento em sua dieta.
Leia Também:
Pode Cozinhar Beterraba no Feijão?
Seja o primeiro a comentar!