Você sabe o que é Retinopatia Diabética?

Por Silvia Ramos – Muito falamos sobre as complicações que o diabetes pode causar a longo prazo, mas você sabe de fato o que ocorre nessas complicações?

Anúncios

Hoje eu vou explicar para vocês um pouco sobre a Retinopatia Diabética (RD), esta é uma das complicações mais comum entre as pessoas diagnosticados com DM.

A RD corresponde a uma complicação microvascular que ocorre nos olhos, podendo afetar ambos. Quando não há o manejo adequado e a hiperglicemia é frequente, os vasos sanguíneos são expostos a um excesso de glicose no sangue por tempo prolongado.

Inicialmente não ocorre uma alteração visual, mas os vasos passam a acumular fluido e incham, além disso novos vasos mais finos passam a surgir.

Esta condição pode evoluir para o Edema Macular diabético, onde o fluido passa a vazar, acumulando líquidos no fundo do olho.

Este acúmulo de líquido é o que causa a distorção, borramento da visão e até mesmo cegueira.

Anúncios

O diagnóstico precoce é de extrema importância para que o tratamento seja iniciado imediatamente evitando a perda de visão.

Atualmente o movimento @influencersdiabetesbrasil está com força total na luta ao acesso à tratamento desta complicação.

Te ajudei com este post? Comente aqui suas dúvidas! Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos.

Veja 4 Cardápios para Diabéticos + 20 Receitas
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!