4 Erros de Higiene Comuns na Cozinha

4 Erros de Higiene Comuns na Cozinha – Por Larissa Vieira

Anúncios

A pandemia fez com que, de uma hora para a outra, nós passássemos a olhar com muito mais cuidado para ameaças invisíveis, como vírus e bactérias, certo?

No entanto, o número de pessoas contaminadas por microrganismos dentro da própria cozinha ainda é alto.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 600 milhões de pessoas adoecem todos os anos por conta de doenças transmitidas pelos alimentos.

Será que você comete alguns desses erros?

  • Lavar o frango na pia: muita gente tem o costume de lavar a ave antes de cozinhar. O problema é que o frango tem naturalmente uma quantidade de microrganismos que, com a lavagem, pode respingar em objetos limpos, como talheres e panos de prato, causando a contaminação. Se você faz questão de passar uma água antes de cozinhar, cuidado!
  • Lavar frutas, verduras e legumes que serão consumidos crus apenas com água: se um alimento não vai passar pelo processo de cozimento, é fundamental que ele seja bem higienizado. Use uma solução de água e hipoclorito de sódio para esse fim.
  • Descuidar da organização e da limpeza da geladeira: qual foi a última vez que você verificou a validade dos itens da geladeira e a higienizou por completo? Fazer essa “faxina” de vez em quando é fundamental para a saúde. Aqui no feed tem post sobre isso!
  • Descongelar a comida em temperatura ambiente: o ideal é passar o alimento do freezer para a geladeira – o que mantém a textura – ou descongelar no microondas.

Cuidar da saúde significa também tomar cuidado com cada etapa da preparação dos alimentos, evitando a contaminação cruzada e outros problemas que podem causar doenças.

Anúncios

Tem mais dúvidas sobre isso? Comenta aqui embaixo!

Leia Também:

Pode cozinhar beterraba no feijão?

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!