Nenhum Leite tem Conservantes!

É exatamente como você leu, nenhum leite tem conservantes. Inclusive a legislação brasileira não permite a adição de conservantes e se isso por acaso acontecer, é CRIME DE FRAUDE. O que normalmente as pessoas leigas confundem são com os estabilizantes.

Anúncios

PARA QUE SERVEM OS ESTABILIZANTES?

Servem para conferir estabilidade (proteção) as proteínas do leite durante o processo da ultrapasteurização. Citrato de sódio, monofosfato de sódio, difosfado de sódio são todos estabilizantes. Basicamente eles irão manter a característica do produto impedindo que as proteínas se separem durante o processo de UHT e esses fosfatos são utilizados para isso.

COMO O LEITE DE CAIXINHA CONSEGUE FICAR TANTO TEMPO FORA DA GELADEIRA?

Através do processo UHT que consiste em elevar o leite a altas temperaturas e depois resfria-lo para eliminar os microorganismos. Enquanto o leite não for aberto, ele pode ficar fora da geladeira por 4 ou 6 meses e depois de aberto ele fica sujeito a contaminação tendo que ser consumido em um período de 3 ou 4 dias.

Algumas empresas já lançaram leites sem estabilizante porem isso só é possível quando o leite é transportado em distancias curtas em um período de 24 a 48 horas após a ordenha. O citrato de sódio (estabilizante e não conservante) não traz impactos negativos no produto e é fundamental para garantir que as proteínas não sejam perdidas durante o processamento.

Anúncios

É comum essa confusão de termos entre leigos mas é INADMISSÍVEL nutris ou médicos reproduzirem discursos equivocados de que leite tem conservantes e não saber a diferença entre eles e os estabilizantes.

Matéria do nutricionista João Paim

Veja Também:

Entenda sobre Intolerância, Alergia e Sensibilidade ao Leite

“Leite” Vegetal Caseiro é Uma Boa Opção?

Consumo de Leite e Câncer de Mama

Anúncios
Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!