Pode comer a parte limpa do Pão Mofado?

Por Anelise Machado – A resposta é NÃO!

Anúncios

A aparência verde ou azulada que aparece no pão ou em outros alimentos é causada por diversos fungos.

O bolor do pão, geralmente, é da espécie Rhizopus stolonifer, mas existem várias outras espécies que adoram atacar o trigo.

Os fungos são, sem dúvida, um dos reinos mais impressionantes entre os seres vivos. Alguns fungos são seguros para comer.

Várias espécies foram selecionadas e são usadas na alimentação humana, como em queijos, dando coloração azulada. Quando você vê mofo no seu pão, você não sabe qual ou quais espécies estão ali, então, não é nada seguro comê-lo, mesmo que você arranque toda a parte contaminada.

Anúncios
Receba Atualizações no Canal do Telegram

Num saco de pão, quando você vê que existe apenas uma única fatia com mofo em uma das extremidades, possivelmente todo o pacote já está contaminado, embora ainda seja invisível.

O mofo visível indica que o fungo já atingiu o seu estágio reprodutivo, lançando seus esporos (como se fossem sementes) que começarão a se espalhar com rapidez para o resto do pão, mesmo que você não esteja vendo nenhum sinal de fungo.

“Os efeitos de algumas micotoxinas de origem alimentar são agudos, com sintomas de doenças graves que aparecem rapidamente após o consumo de produtos alimentícios contaminados com micotoxinas”, declara oficialmente a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu site sobre os perigos dos fungos em alimentos.

Leia Também:

Tabela Nutricional do Pão Francês

Anúncios

Conhecendo sobre SIFO

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!