Qual é a diferença entre o ômega-3 do peixe e o ômega-3 da linhaça?

Você sabe qual é a diferença entre o ômega-3 do óleo de peixe e o ômega-3 da chia e da linhaça? Fique ligado, vamos já falar sobre esse assunto super importante para vegetarianos e para não vegetarianos.

Anúncios

Então hoje você vai aprender sobre a cascata do ômega 3.

O ômega 3 é um lipídio, um tipo de gordura poliinsaturadas, isso significa que existe na cadeia do ácido graxo duas ou mais duplas ligações e a primeira ligação está no carbono 3, por isso o acido graxo chamado de ômega 3.

Quando nós consumimos linhaça ou chia nós consumimos ômega-3 do tipo alfalinolênico ou ALA que é esse primeiro tipo de ácido graxo ômega 3 que a gente vê aqui nessa cascata, só que o nosso corpo não vai usar o ALA, o nosso corpo vai usar o EPA e o DHA que estão aqui embaixo (veja vídeo).

O EPA, ácido eicosapentaenóico possui propriedades anti inflamatórias e o DHA, ácido docosahexaenoico possui varias propriedades importantes, principalmente no cérebro contribuindo para a minimização dos neurônios para aprendizagem, melhoria da memória, da cognição; se você consome peixes como o salmão sardinha atum você já está consumindo e EPA e DHA, eles já vem pronto nesses alimentos para serem utilizados para o organismo.

Anúncios

Se você não ingere peixe porque não gosta ou porque é vegetariano, você vai consumir sementes que contém o ALA. Se a sua dieta é boa e nela você tem um bom aporte de vitamina B3, B6, vitamina C e dos minerais zinco, magnésio, além da vitamina do complexo B, biotina você consegue transformar o AL em EPA e DHA.

Agora se você não consome peixes, mas consome linhaça ou consome chia, mas o restante da sua dieta é muito ruim então você provavelmente não vai conseguir transformar ALA em DHA e aí você não vai ter os benefícios anti inflamatórios e os benefícios cognitivos desse tipo de ácido graxo.

Então consulte um nutricionista para saber se você está consumindo todos os nutrientes que o seu organismo precisa diariamente.

Qual é a diferença entre o ômega-3 do peixe e o ômega-3 da linhaça?

Matéria da Nutricionista Andreia Torres

Espero que tenha sido útil, se você ficou com alguma dúvida basta deixar um recado, se você quiser saber mais sobre nutrição siga www.andreiatorres.com.br/blog e para não perder nenhum vídeo não deixe de assinar meu canal no youtube.

Anúncios
Receba Atualizações no Canal do Telegram

Matérias Relacionadas:

Programa Alimentação e Endometriose – Protocolo 4R

Ômega 3 para Artrite Reumatoide

O Mito da Suplementação de Ômega 3

Como Escolher o Melhor Ômega 3

5/5 - (2 votes)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!