Intolerância à Frutose

Intolerância à lactose eu sei que vocês já conhecem, mas e a intolerância à frutose? Nem as pobres frutas podem ficar em paz?

Calma lá, querubins. A intolerância à frutose, apesar de existir é muito menos comum do que a intolerância à lactose. Primeiro de tudo precisamos entender que existem dois tipos de intolerância à frutose.

Anúncios

O primeiro é hereditário, uma desordem genética onde o seu corpo não produz as enzimas necessárias para quebra da frutose. Nesse caso, a enzima aldolase B não funciona corretamente. Essa enzima está presente no fígado e ajuda a converter a frutose em energia para utilização pelo corpo.

Defeito na enzima = aumento da frutose circulando. E excesso de frutose circulando por ai pode acarretar em diversos problemas para nossa saúde, especialmente para nosso fígado.

E se não for diagnosticado e tratado a intolerância à frutose hereditária pode levar à crises convulsivas, sangramento, falha hepática, hipoglicemia grave e até morte.

Já a intolerância à frutose dietética (que também é chamada de má-absorção da frutose) não é causada pela falta da enzima, mas sim por um problema nas células intestinais que não conseguem absorver a frutose corretamente.

Anúncios

Esse problema pode ser ocasionado por um quadro de disbiose ou leaky gut, uso de medicamentos como antibióticos ou ainda como um resultado de problemas absortivos decorrente de uma doença inflamatória intestinal.

Basicamente qualquer condição digestiva que comprometa a capacidade absortiva do intestino pode gerar algum grau de má-absorção da frutose.

Nesse caso, essa frutose mal digerida irá fermentar no intestino gerando gases, desconforto, distensão, diarreia e dor abdominal.

Mas se engana quem pensa que precisamos sempre restringir as frutas nesse segundo caso.

A maior parte da frutose que consumimos da dieta vem dos alimentos ultraprocessados na forma de xarope de milho de alta frutose, que é adicionado à varios produtos industrializados.

Anúncios

Mas dependendo do grau de má absorção da frutose, algumas frutas com maior teor de frutose devem sim ser restringidas.

Me conta ai, tem alguma fruta que você come e fica mal?

Participe do nosso Canal no Telegram e Receba Todas as Atualizações do Site!

Receba Atualizações no Canal do Telegram

Matéria do Nutricionista Felipe Rossini

Leia Também:

Barra de Proteína Vale a Pena?

Paçoca no Intra Treino Vale?

Mel é a mesma Coisa que Açúcar?

Vote post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!