Pular para o conteúdo

Tudo o que Você Come Te Causa Gases!?

Tudo o que Você Come Te Causa Gases!? Por Renara Rocha

Você já teve a impressão que TUDO O QUE VOCÊ COME TE CAUSA GASES?

Pois bem, você pode ter SIBO! A Small intestine bacterial overgrowth ou Síndrome do Super crescimento Bacteriano de Intestino Delgado é um tipo comum de disbiose, que causa sintomas muito importantes e pode ter um tratamento bem desafiador.

Ela é causada pelo excesso de bactérias no intestino delgado, uma área do intestino que normalmente é pouco colonizada por bactérias.

Esse aumento da taxa de sobrevivência de bactérias nessa área pode acontecer por translocação de bactérias do intestino grosso, que por sua vez é região muito colonizada, por má alimentação, ou por perda da motilidade intestinal.

Uma vez que essa região passa a abrigar mais micro-organismos do que deveria, o indivíduo sofre um processo de hiper fermentação de alimentos comuns, e consequentemente cursa com distensão abdominal intensa, produção excessiva de gases, dor abdominal, dor pélvica, refluxo gastroesofágico, má digestão, fadiga, constipação intestinal e gases.

A SIBO pode ser detectada pelo teste de hidrogênio expirado e também pelo INDICAN urinário.

O tratamento demora de 4 a 6 meses, e consiste na aplicação da dieta de exclusão + uso de fitoterápicos que ajudam a reduzir a taxa de sobrevivência dessas bactérias no intestino delgado.

A SIBO pode afetar significativamente a qualidade de vida, afetando o trabalho, a vida social, a autoestima e as relações sociais.

Tem tratamento, e quanto mais tarde se começar o tratamento, mais tempo o tratamento dura.

Quem se identificou?

Leia Também:

Por que Probiótico não é para Todo Mundo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber notificações sobre as atualizações mais recentes? Sim Não