Vísceras – Super Alimentos

Por Felipe Rossini – As vísceras são alimentos básicos nas dietas tradicionais, valorizados por nossos ancestrais por milhares de anos.

Anúncios

Talvez até seus avós tenham insistido que você comesse fígado ou óleo de fígado de bacalhau quando estava doente. Acertei? A minha, Dona Lourdes, sempre coloca fígado na mesa, e acredite se quiser, até cérebro Dona Lourdes já me fez comer.

Hoje, quando você vai ao supermercado, é muito difícil encontrar vísceras, e quando encontra, geralmente são fígado e coração. Ou você já comeu moela, pâncreas, baço, rim, timo ou cérebro? Talvez tenha até feito cara de nojinho só de pensar em comer cérebro.

Mas porque as vísceras eram tão priorizas por nossos ancestrais?

Simples: Não existem alimentos com maior densidade nutricional do que elas.

Anúncios

Densidade nutricional é um termo que usamos para descrever a concentração de nutrientes de determinado alimento. E as vísceras estão no topo dessa pirâmide!

Elas são ricas em praticamente todos os nutrientes, com exceção da vitamina C. Temos vitaminas do complexo B, como a vitamina B12 e o ácido fólico, minerais, como o ferro, magnésio, selênio, cobre, zinco, além de vitaminas lipossolúveis como as vitaminas A, D, E e K. Cada órgão com suas peculiaridades.

Para você ter uma ideia da magnitude disso, vamos usar o fígado como exemplo.

Vou usar como referência uma porção de 100g.

Encontramos 4968 mcg de vitamina A, 290 mcg de folato, 4,9 mg de ferro, 9,76 mg de cobre, 4 mg de zinco, 330 mg de colina, 40mcg de selênio, 59 mcg de vitamina B12, 13 mg de niacina e 2,7 mg de riboflavina.

Anúncios
Receba Atualizações no Canal do Telegram

Vai na farmácia e compara isso com Centrum para você ter uma ideia da humilhação.

Em um mundo onde a dieta das pessoas está cada dia mais pobre, mais rica em ultraprocessados, farináceos e alimentos “vazios”, incentivar o consumo de vísceras deveria ser política pública. Isso sem falar em um ponto muito importante: Elas são acessíveis (pelo menos comparada a outros cortes de carnes).

Me conta nos comentários quais vísceras você tem o hábito de comer.

Veja Também:

Feijão não Substitui a Carne

Como Substituir a Carne?

Carne Vermelha é Indigesta para Você?

5/5 - (1 vote)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!